Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - Volta às aulas: veja os 7 mandamentos para planejar e economizar no ano letivo 

Data: 05/01/2009

 
 

As festas de fim de ano já passaram e embora muitas pessoas ainda estejam em clima de folia, esperando pelo carnaval e querendo apenas aproveitar o verão, esse é o momento ideal para planejar a volta às aulas em 2009.

Essa atitude é importante tanto para quem estuda e irá prestar vestibular ou cursar o último ano da faculdade, quanto para os pais, que precisam planejar os gastos com material e transporte escolar, além de ficarem atentos com os aumentos nas mensalidades.

Pais: atenção com reajustes
Para os pais que arcam com as mensalidades nada suaves das escolas de seus filhos, o primeiro mandamento é não esperar a data da matrícula para se informar sobre o reajuste. Isso porque, a partir de 45 dias antes da inscrição, é possível solicitar a planilha de custos, como uma justificativa para o aumento antes da assinatura do contrato. Além disso, os pais também podem se juntar para fortalecer uma negociação com a instituição.

Um segundo mandamento para os pais é fazer os cálculos para ver se a mensalidade cabe no orçamento da família e evitar atrasos ou inadimplência durante o ano. Um conselho da Associação de Defesa do Consumidor Por Teste é de que o gasto total (mensalidade, material e transporte), por estudante, não ultrapasse 10% da renda mensal.

O mês de janeiro também representa uma época em que as livrarias e papelarias ficam lotadas de pais em busca de material escolar. Nesse caso, se juntar com outros pais também pode ser vantajoso, já que as compras podem ser feitas no atacado, onde a economia pode chegar a 50%. Para economizar também vale evitar os materiais com personagens, que costumam ser mais caros, e verificar quais os itens do ano passado que podem ser reaproveitados.

Outro mandamento para os pais é ter cuidado na hora de contratar um serviço de transporte escolar para os filhos. Antes de fechar um contrato, é necessário exigir que o condutor apresente o comprovante de que fez o curso que o habilita a exercer essa função e o alvará expedido pela prefeitura.

Estudantes: sem reprovação em 2009
Porém, o novo ano letivo não exige planejamento somente dos pais, mas dos estudantes também, mesmo que não paguem as mensalidades da escola, faculdade ou cursinho.

Para quem irá prestar vestibular em 2009, o melhor é já colocar a mão na massa e planejar os estudos. Não falte às aulas, sejam na escola ou no cursinho, e elabore uma rotina de estudos para o ano. Mas não deixe de lado as horas de lazer e as atividades físicas, que equilibram a mente.

Se você entrou na faculdade neste ano, mas terá que se mudar de cidade para cursá-la, é bom não esperar até o início das aulas para procurar uma imobiliária. Para não acabar em um lugar ruim, com um aluguel muito caro, informe-se na faculdade sobre os melhores locais para procurar um imóvel. Também é aconselhável olhar nos murais para ver se não há outros estudantes em busca de acomodação. Dividir uma residência pode diminuir as despesas com aluguel.

Já se você está no último ano da faculdade, o planejamento também é necessário, já que além dos gastos com material e mensalidades, há a formatura e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que podem exigem investimentos dos estudantes, como no caso dos cursos de Jornalismo, Engenharia e Publicidade, que devem apresentar trabalhos práticos.

A dica é começar a se planejar o quanto antes, para não se surpreender com os gastos finais. Além disso, é importante que o orçamento inicial seja feito com valores reais, e não com base nas estimativas de um colega de classe. Fazer uma poupança também pode ajudar a completar o que faltar durante o ano.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Roberta de Matos Vilas Boas
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ConsumidorCompras pela internet: consumidor corre riscos ao adquirir medicamentos
MotivaçãoTudo depende de você
Análise técnica (ações)Ações: análise técnica ajuda a determinar o momento para entrar ou sair do mercado
UtilidadesSecretaria Municipal da Família e do Bem-Estar Social/ Fabes
ConsumidorInadimplência do consumidor já penaliza bons pagadores
Carreira / EmpregoProfissionais priorizam execução de tarefas e esquecem da inovação
Carreira / EmpregoProfissional: você sabia que liderança e espiritualidade caminham juntas?
ConsumidorÁgua: Pagamos pelo serviço de fornecimento e mais uma quantia pela água que consumimos?
Ações / Bolsa de ValoresNa hora de investir em ações, prazo e consistência podem fazer a diferença, sugere INI
Análise técnica (ações)Análise técnica: conheça o oscilador estocástico e como fazer a leitura de seus sinais