"Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que ali
houve, um dia, uma decisão corajosa."
(Peter Drucker)
O fenômeno é observado geralmente em pequenas empresas. Um funcionário
recém-admitido, ao término de sua primeira semana de trabalho, vai ao encontro
do diretor. Adentra a sala meio cabisbaixo, trazendo nas mãos contas de luz e
água atrasadas, e a notícia: o corte no fornecimento não passa do dia seguinte.
Desempregado que esteve nos últimos meses, sente-se hoje feliz com a
oportunidade de trabalhar. Mas como as despesas familiares não dão trégua e
dinheiro emprestado é mercadoria escassa, não vê alternativa diferente de
solicitar ao patrão um adiantamento salarial.
O empresário recebe as tais contas, acessa a internet, faz o pagamento e imprime
os comprovantes. Aquela agonia acabou. Um motivo a menos para angústia.
Mas o que denota uma ação admirável e até socialmente responsável, pode
simbolizar um preocupante padrão de conduta na gestão dos negócios: o
paternalismo corporativo.
O empresário ou executivo que faz da exceção uma regra, atendendo a todas as
demandas de sua equipe, coloca em risco a perenidade e o sucesso do próprio
negócio. Neste processo, cargos e funções atribuídos deixam de ser respeitados,
metas carecem de ser cumpridas, resultados ficam comprometidos. Decorre um
natural relaxamento e acomodação, redução de responsabilidades, perda de
produtividade, ausência de empenho.
A postura assemelha-se a de um pai superprotetor, que acolhe os filhos,
enlaçando-os e reconfortando-os diante das dificuldades, tomando-lhes a frente
em todas as decisões. Acreditam estar, desta forma, contribuindo com sua
formação, sem perceber que os está privando do aprendizado necessário, da
experiência que precisa ser vivida, da dor que pede enfrentamento para
fortalecer e elevar.
Este paternalismo pode representar metas de vendas não atingidas por sucessivos
meses, sob a alegação de que o mercado está em momento adverso ou porque a
conjuntura econômica é desfavorável, quando o problema pode estar na equipe que
deveria ser substituída. Pode significar problemas de qualidade no processo
produtivo justificadas pela procedência das matérias-primas ou por mau uso dos
clientes, quando os padrões e procedimentos deveriam apenas ser seguidos. Pode
expressar colaboradores desmotivados justificando insatisfação com a remuneração
ou a política de benefícios, quando há carência de profissionais com orgulho de
pertencer.
Aos gestores que se identificam dentro deste perfil vale meditar sobre o porquê
de tal comportamento. Pode ser fruto de insegurança, sinalizando o imperativo da
aceitação e do reconhecimento, ou reflexo de arrogância, característica dos
orgulhosos que se acreditam donos da palavra. Para os primeiros, falta-lhes a
iniciativa; aos segundos, a humildade. Para todos, recomenda-se tomar decisões
com coragem, sem confundir apoio com subserviência, pois as conseqüências podem
ser a paralisia, o atraso e a falência da atividade empresarial.