Carreira / Emprego - Seja seu patrão
Você está convencido de que realmente quer se tornar um empreendedor? Está
disposto a entrar nessa roda-viva? Colocar seu projeto em pé e transformá-lo em
nada mais, nada menos que um sucesso? Pois bem, então, antes de qualquer
atitude, pegue a sua grande idéia e a destrua. É isso mesmo.
Tente descobrir onde estão as falhas, as incoerências e os desajustes em relação
ao mercado. 'Essa é a primeira providência que o empreendedor tem de tomar para
que seu projeto decole bem', afirma Bob Wollheim, presidente da incubadora
ideia.com.
A razão é simples. Se você não tentar identificar os pontos fracos logo no
início, alguém vai encontrá-los, mais cedo ou mais tarde. E aí, meu amigo, pode
ser tarde demais. Os investidores, sejam os fundos internacionais ou mesmo os
individuais, estão escaldados de tanto receber projetos com falhas, sem
fundamento. E uma boa idéia não é suficiente para garantir o êxito de projeto
algum. 'Não é a singularidade da idéia e sim a habilidade em implementá-la a
chave para o sucesso', afirma o americano Guy Kawasaki, CEO do site garage.com,
o banco de investimento especializado em start-ups na área de alta tecnologia.
Portanto, prepare-se muito bem antes, para não ser apenas mais um.
Responda a estas questões básicas. Elas o ajudarão a testar a sua idéia:
1. Qual o ponto forte do projeto?
2. Quais os pontos fracos?
3. Quem são os clientes e quais suas características?
4. Existe realmente uma demanda de mercado para o seu produto/serviço?
5. Quanto tempo e dinheiro precisará para atingir seus objetivos?
6. Como seu negócio dará lucro?
7. Quais são e como trabalham seus concorrentes?
Lembre-se de que, além de gostar de desafios, a pessoa com espírito empreendedor
sonha alto. Ela precisa de um projeto grande para empurrá-la para a frente.
Portanto, não se intimide. Pense grande mesmo. Enquanto estiver testando sua
idéia, procure arrumar um mentor ou um padrinho. É fundamental que você tenha
alguém que o ajude a refletir, que o questione, que tenha experiência de mercado
e sensibilidade para compartilhar opiniões francas. Crie um grupo de
conselheiros, mesmo que seja informal, para trocar experiências. Manter uma rede
de relacionamentos profissionais é quase uma questão de sobrevivência hoje em
dia. Exponha suas idéias sem medo. É claro que você não vai sair anunciando seu
plano aos quatro ventos, mas não tenha receio de colocar seus projetos na
berlinda. 'Os empreendedores têm, muitas vezes, os mesmos problemas. Ao se
juntarem, poderão encontrar soluções numa velocidade muito maior', afirma
Marília Rocca, diretora da Endeavor, uma organização sem fins lucrativos que
apóia empreendedores em mercados emergentes.
Mas não se esqueça dos concorrentes. O mercado está cada vez mais
profissionalizado. Pessoas superpreparadas, com experiência, especialização ou
com MBA na bagagem são os seus concorrentes. Portanto, tenha sempre em mente
que, quanto mais informações e foco no negócio você tiver, mais chances terá de
dar certo. 'O foco é a forma de você resolver qualquer coisa', afirma Carlos
Alberto Sicupira, sócio do GP Investimentos, numa recente palestra a
empreendedores. 'Eu vejo muitas vezes pessoas com sonhos muito bacanas se
perderem por quererem realizá-lo todo de uma só vez. Mas ele deve ser feito em
etapas, com metas de curto e médio prazo.'
Tenha claro isso enquanto escreve o business summary, ou seja, o resumo do seu
negócio. O documento deve ser construído aos poucos, desde o momento em que você
teve aquela idéia brilhante. Coloque tudo no papel. Vá aos poucos alinhando seu
raciocínio. Se preferir, faça até um diário. São providências que ajudarão você
a se localizar e a saber para onde está caminhando. Monte um arquivo completo
para o seu projeto, com todos os documentos, números e pesquisas que puderem ser
úteis. O business summary é uma espécie de rascunho do plano de negócios.
Com todo esse material em mãos, será muito mais fácil para você montar o
documento final. Lembre-se de que o plano de negócios é a alma do seu projeto.
Nele, você terá de responder àquelas perguntas iniciais (apresentadas no início
do texto) e muito mais. No plano de negócios, não podem faltar itens como a
missão e a visão da empresa, a descrição detalhada do produto ou serviço e seus
atributos, a apresentação dos fornecedores e clientes potenciais. Deve haver
também um planejamento financeiro com as projeções de faturamento, fluxo de
caixa e outros números e cifras capazes de reforçar a viabilidade da sua idéia.
Não se esqueça do plano de tecnologia: de que tipo de equipamento e soluções seu
negócio precisa. 'Mas não extrapole. É fácil construir um avião maravilhoso, mas
é preciso ver se ele consegue decolar na pista certa', diz Pierre Schurmann,
vice-presidente da ideia.com. E o mais importante: defina quem é ou será sua
equipe, quais os critérios de escolhas e as qualidades de cada um em relação às
próprias necessidades do projeto. 'Muitas vezes, os empreendedores ficam presos
demais à sua idéia e esquecem de discutir a estratégia de marketing e de vendas
ou o modelo de negócio. Resolver esses pontos é, sim, imprescindível para o
sucesso do projeto', diz Marília Rocca, da Endeavor.
Outras questões relevantes que você tem de estar pronto para responder dizem
respeito à estrutura societária. Quais as razões que o levam a ter ou não
sócios? 'Não se esqueça de que, quando se cria uma empresa, é também preciso que
se estabeleçam regras de saída da sociedade', afirma o consultor mineiro
Fernando Dolabela, um especialista em cursos de empreendedorismo. 'Para isso, é
necessário que se tenha um bom contrato legal, que estabeleça critérios de
avaliação da empresa e de cálculo do valor de cada parte pertencente aos
sócios.'
Para obter outros detalhes do plano de negócios ou tirar dúvidas, use a
Internet. Hoje, a rede está repleta de bons sites sobre o assunto que ensinam um
pouco de tudo. Oferecem desde um passo-a-passo para você montar seu plano até
textos de especialistas sobre o assunto e debates com consultores. Um exemplo: a
Oracle acabou de lançar o site venturenetwork.oracle. com, que oferece todas as
ferramentas importantes para montar e até administrar seu negócio. Entre os seus
serviços há o iworkplace, que oferece a possibilidade de se construir uma
intranet personalizada. 'Apesar de não sermos uma incubadora nem um fundo de
investimentos, montamos o site para dar suporte aos nossos clientes', afirma
Luiz Franco, gerente de desenvolvimento de negócios da unidade ponto-com da
Oracle. Há até uma lista dos fundos de venture capital para os quais você pode
solicitar recursos (veja como fazer isso na reportagem O Mapa do Dinheiro). Há
também vários outros bons sites, como o Plano de Negócios
(www.planodenegocios.com.br) e o Business Town (www.businesstown.com). O
consultor Fernando Dolabela, em parceria com a Doctor Sys, empresa de Belo
Horizonte, desenvolveu um software que também auxilia a elaboração do plano de
negócios e faz estudo de viabilidade do projeto. Você tem acesso a mais
informações sobre esse programa no site www.doctorsys. com.br/mmoney. Mas a boa
notícia é que o acesso é gratuito em muitos desses sites (confira algumas das
melhores home pages no box Kit Completo).
O.k. Você fez tudo certinho. Cumpriu todas as etapas. Mas e se o seu projeto não
decolar? Infelizmente, há uma possibilidade. O risco é algo inerente ao mundo
dos negócios. Portanto, tenha nas mangas um plano B. Caso as coisas não andem
bem, com ele você tem muito mais condições de se recuperar do tombo. Tornaram-se
clássicas, nos Estados Unidos, as histórias de empreendedores bem-sucedidos que
falharam várias vezes antes de conseguir chegar lá. Você precisa ter estômago
para todas essas incertezas. E saber tirar lições de cada deslize que poderá
cometer ao longo da empreitada. 'Onde os outros só conseguem enxergar um
desastre, o empreendedor vê uma oportunidade. Quando os outros acham que
determinado projeto é inviável, os empreendedores encontram meia dúzia de
soluções', afirma o consultor Daniel Bunn.
Para garantir que sua decolagem seja um sucesso e que seu vôo seja tranqüilo,
eis algumas recomendações de especialistas do mercado:
- Mantenha atualizado seu business plan. Não é porque você já vendeu seu
peixe que pode esquecer do plano de negócios. Todos aqueles questionamentos
devem ser feitos com freqüência. Só assim você manterá seu projeto alinhado
com a realidade.
- Não caia na mesma armadilha que já derrubou muitos jovens
empreendedores, principalmente os das ponto-com. Muitas dessas empresas
estavam mais interessadas em lançar ações que fariam sua fortuna do que em
criar negócios sustentáveis. Portanto, preocupavam-se mais com os
investidores do que com os clientes. Erro grave. Uma empresa se constrói com
a conquista de uma base efetiva de clientes.
- Não esqueça: o grande trunfo é o conhecimento. Segundo uma pesquisa da
consultoria americana Dun & Bradstreet, 90% dos pequenos negócios falham em
razão da administração precária, resultante da falta de conhecimento dos
empreendedores. Portanto, nunca pare de aprender.
- E, finalmente: divirta-se o mais que puder. Sem diversão e paixão, tudo
fica mais difícil. Como já dizia Guy Kawasaki, do garage.com: 'No final da
sua vida, Deus não vai perguntar a você qual seu valor de mercado. Mas o que
você fez para tornar o mundo um lugar melhor'.
O mapa do dinheiro
Apesar da entrada de investidores de venture capital no mercado brasileiro,
conseguir dinheiro desse pessoal não é nada fácil. É um caminho cheio de
armadilhas. Eis algumas dicas importantes para facilitar sua vida na hora de
passar o chapéu.
1. Será que você precisa mesmo buscar recursos fora da empresa? Com essa
febre dos fundos de venture capital no Brasil, todo mundo acha que os
investidores são a única solução. E isso não é sempre uma verdade.
'Muitas vezes, o empreendedor pode andar com as próprias pernas', afirma Marília
Rocca, da Endeavor. Ou seja, com um volume não muito grande de dinheiro ele pode
lançar seu projeto e, depois, com o tempo, poderá fazer seu negócio crescer com
o próprio fluxo de caixa.
2. Cada fundo de investimento tem áreas de maior interesse. Portanto, não
adianta você sair dando tiro para todos os lados. Você terá de descobrir o
perfil de cada um desses fundos e então fazer uma seleção dos que tenham mais a
ver com o seu projeto.
Você encontrará listas de alguns dos principais fundos nos sites:
www.negociosexame.com.br (clique no item edições anteriores, depois na edição de
novembro/2000 e siga para a matéria O Mapa da Grana); venturenetwork.oracle.com
(clique no ícone investors); www.ecobra.com.br (clique no ícone investidores).
3. A comunidade formada pelos investidores é bem reservada. Tudo fica
mais fácil se você conhecer alguém que faça parte dessa turma. Caso contrário,
vai suar muito a camisa para conseguir que alguém ouça as suas idéias.
'Por isso, freqüente todos os eventos ligados a essa área, dê as caras, construa
um networking', afirma Hélio Pedreira, presidente da empresa JDTC, uma holding
de empresas de tecnologia, e membro do board da Kansas Investments.
4. Na hora H, mais do que ter o plano de negócios redondinho, você vai
ter de ganhar pontos.
Como? Mostre sua empolgação, sua garra, sua capacidade de execução e
determinação.
Mostre sua vontade de aprender sempre. Isso faz a DI-FE-REN-ÇA! A observação é
dos próprios investidores.
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