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Carreira / Emprego - Seja seu patrão 

Data: 11/12/2008

 
 

Você está convencido de que realmente quer se tornar um empreendedor? Está disposto a entrar nessa roda-viva? Colocar seu projeto em pé e transformá-lo em nada mais, nada menos que um sucesso? Pois bem, então, antes de qualquer atitude, pegue a sua grande idéia e a destrua. É isso mesmo.

Tente descobrir onde estão as falhas, as incoerências e os desajustes em relação ao mercado. 'Essa é a primeira providência que o empreendedor tem de tomar para que seu projeto decole bem', afirma Bob Wollheim, presidente da incubadora ideia.com.
 
A razão é simples. Se você não tentar identificar os pontos fracos logo no início, alguém vai encontrá-los, mais cedo ou mais tarde. E aí, meu amigo, pode ser tarde demais. Os investidores, sejam os fundos internacionais ou mesmo os individuais, estão escaldados de tanto receber projetos com falhas, sem fundamento. E uma boa idéia não é suficiente para garantir o êxito de projeto algum. 'Não é a singularidade da idéia e sim a habilidade em implementá-la a chave para o sucesso', afirma o americano Guy Kawasaki, CEO do site garage.com, o banco de investimento especializado em start-ups na área de alta tecnologia. Portanto, prepare-se muito bem antes, para não ser apenas mais um.
 
Responda a estas questões básicas. Elas o ajudarão a testar a sua idéia:
 
1. Qual o ponto forte do projeto?
 
2. Quais os pontos fracos?
 
3. Quem são os clientes e quais suas características?
 
4. Existe realmente uma demanda de mercado para o seu produto/serviço?
 
5. Quanto tempo e dinheiro precisará para atingir seus objetivos?
 
6. Como seu negócio dará lucro?
 
7. Quais são e como trabalham seus concorrentes?
 
Lembre-se de que, além de gostar de desafios, a pessoa com espírito empreendedor sonha alto. Ela precisa de um projeto grande para empurrá-la para a frente. Portanto, não se intimide. Pense grande mesmo. Enquanto estiver testando sua idéia, procure arrumar um mentor ou um padrinho. É fundamental que você tenha alguém que o ajude a refletir, que o questione, que tenha experiência de mercado e sensibilidade para compartilhar opiniões francas. Crie um grupo de conselheiros, mesmo que seja informal, para trocar experiências. Manter uma rede de relacionamentos profissionais é quase uma questão de sobrevivência hoje em dia. Exponha suas idéias sem medo. É claro que você não vai sair anunciando seu plano aos quatro ventos, mas não tenha receio de colocar seus projetos na berlinda. 'Os empreendedores têm, muitas vezes, os mesmos problemas. Ao se juntarem, poderão encontrar soluções numa velocidade muito maior', afirma Marília Rocca, diretora da Endeavor, uma organização sem fins lucrativos que apóia empreendedores em mercados emergentes.
 
Mas não se esqueça dos concorrentes. O mercado está cada vez mais profissionalizado. Pessoas superpreparadas, com experiência, especialização ou com MBA na bagagem são os seus concorrentes. Portanto, tenha sempre em mente que, quanto mais informações e foco no negócio você tiver, mais chances terá de dar certo. 'O foco é a forma de você resolver qualquer coisa', afirma Carlos Alberto Sicupira, sócio do GP Investimentos, numa recente palestra a empreendedores. 'Eu vejo muitas vezes pessoas com sonhos muito bacanas se perderem por quererem realizá-lo todo de uma só vez. Mas ele deve ser feito em etapas, com metas de curto e médio prazo.'
 
Tenha claro isso enquanto escreve o business summary, ou seja, o resumo do seu negócio. O documento deve ser construído aos poucos, desde o momento em que você teve aquela idéia brilhante. Coloque tudo no papel. Vá aos poucos alinhando seu raciocínio. Se preferir, faça até um diário. São providências que ajudarão você a se localizar e a saber para onde está caminhando. Monte um arquivo completo para o seu projeto, com todos os documentos, números e pesquisas que puderem ser úteis. O business summary é uma espécie de rascunho do plano de negócios.
 
Com todo esse material em mãos, será muito mais fácil para você montar o documento final. Lembre-se de que o plano de negócios é a alma do seu projeto. Nele, você terá de responder àquelas perguntas iniciais (apresentadas no início do texto) e muito mais. No plano de negócios, não podem faltar itens como a missão e a visão da empresa, a descrição detalhada do produto ou serviço e seus atributos, a apresentação dos fornecedores e clientes potenciais. Deve haver também um planejamento financeiro com as projeções de faturamento, fluxo de caixa e outros números e cifras capazes de reforçar a viabilidade da sua idéia. Não se esqueça do plano de tecnologia: de que tipo de equipamento e soluções seu negócio precisa. 'Mas não extrapole. É fácil construir um avião maravilhoso, mas é preciso ver se ele consegue decolar na pista certa', diz Pierre Schurmann, vice-presidente da ideia.com. E o mais importante: defina quem é ou será sua equipe, quais os critérios de escolhas e as qualidades de cada um em relação às próprias necessidades do projeto. 'Muitas vezes, os empreendedores ficam presos demais à sua idéia e esquecem de discutir a estratégia de marketing e de vendas ou o modelo de negócio. Resolver esses pontos é, sim, imprescindível para o sucesso do projeto', diz Marília Rocca, da Endeavor.
 
Outras questões relevantes que você tem de estar pronto para responder dizem respeito à estrutura societária. Quais as razões que o levam a ter ou não sócios? 'Não se esqueça de que, quando se cria uma empresa, é também preciso que se estabeleçam regras de saída da sociedade', afirma o consultor mineiro Fernando Dolabela, um especialista em cursos de empreendedorismo. 'Para isso, é necessário que se tenha um bom contrato legal, que estabeleça critérios de avaliação da empresa e de cálculo do valor de cada parte pertencente aos sócios.'
 
Para obter outros detalhes do plano de negócios ou tirar dúvidas, use a Internet. Hoje, a rede está repleta de bons sites sobre o assunto que ensinam um pouco de tudo. Oferecem desde um passo-a-passo para você montar seu plano até textos de especialistas sobre o assunto e debates com consultores. Um exemplo: a Oracle acabou de lançar o site venturenetwork.oracle. com, que oferece todas as ferramentas importantes para montar e até administrar seu negócio. Entre os seus serviços há o iworkplace, que oferece a possibilidade de se construir uma intranet personalizada. 'Apesar de não sermos uma incubadora nem um fundo de investimentos, montamos o site para dar suporte aos nossos clientes', afirma Luiz Franco, gerente de desenvolvimento de negócios da unidade ponto-com da Oracle. Há até uma lista dos fundos de venture capital para os quais você pode solicitar recursos (veja como fazer isso na reportagem O Mapa do Dinheiro). Há também vários outros bons sites, como o Plano de Negócios (www.planodenegocios.com.br) e o Business Town (www.businesstown.com). O consultor Fernando Dolabela, em parceria com a Doctor Sys, empresa de Belo Horizonte, desenvolveu um software que também auxilia a elaboração do plano de negócios e faz estudo de viabilidade do projeto. Você tem acesso a mais informações sobre esse programa no site www.doctorsys. com.br/mmoney. Mas a boa notícia é que o acesso é gratuito em muitos desses sites (confira algumas das melhores home pages no box Kit Completo).
 
O.k. Você fez tudo certinho. Cumpriu todas as etapas. Mas e se o seu projeto não decolar? Infelizmente, há uma possibilidade. O risco é algo inerente ao mundo dos negócios. Portanto, tenha nas mangas um plano B. Caso as coisas não andem bem, com ele você tem muito mais condições de se recuperar do tombo. Tornaram-se clássicas, nos Estados Unidos, as histórias de empreendedores bem-sucedidos que falharam várias vezes antes de conseguir chegar lá. Você precisa ter estômago para todas essas incertezas. E saber tirar lições de cada deslize que poderá cometer ao longo da empreitada. 'Onde os outros só conseguem enxergar um desastre, o empreendedor vê uma oportunidade. Quando os outros acham que determinado projeto é inviável, os empreendedores encontram meia dúzia de soluções', afirma o consultor Daniel Bunn.
 
Para garantir que sua decolagem seja um sucesso e que seu vôo seja tranqüilo, eis algumas recomendações de especialistas do mercado:

  • Mantenha atualizado seu business plan. Não é porque você já vendeu seu peixe que pode esquecer do plano de negócios. Todos aqueles questionamentos devem ser feitos com freqüência. Só assim você manterá seu projeto alinhado com a realidade.
     
  • Não caia na mesma armadilha que já derrubou muitos jovens empreendedores, principalmente os das ponto-com. Muitas dessas empresas estavam mais interessadas em lançar ações que fariam sua fortuna do que em criar negócios sustentáveis. Portanto, preocupavam-se mais com os investidores do que com os clientes. Erro grave. Uma empresa se constrói com a conquista de uma base efetiva de clientes.
     
  • Não esqueça: o grande trunfo é o conhecimento. Segundo uma pesquisa da consultoria americana Dun & Bradstreet, 90% dos pequenos negócios falham em razão da administração precária, resultante da falta de conhecimento dos empreendedores. Portanto, nunca pare de aprender.
     
  • E, finalmente: divirta-se o mais que puder. Sem diversão e paixão, tudo fica mais difícil. Como já dizia Guy Kawasaki, do garage.com: 'No final da sua vida, Deus não vai perguntar a você qual seu valor de mercado. Mas o que você fez para tornar o mundo um lugar melhor'.

O mapa do dinheiro
 
Apesar da entrada de investidores de venture capital no mercado brasileiro, conseguir dinheiro desse pessoal não é nada fácil. É um caminho cheio de armadilhas. Eis algumas dicas importantes para facilitar sua vida na hora de passar o chapéu.
 
1. Será que você precisa mesmo buscar recursos fora da empresa? Com essa febre dos fundos de venture capital no Brasil, todo mundo acha que os investidores são a única solução. E isso não é sempre uma verdade.
 
'Muitas vezes, o empreendedor pode andar com as próprias pernas', afirma Marília Rocca, da Endeavor. Ou seja, com um volume não muito grande de dinheiro ele pode lançar seu projeto e, depois, com o tempo, poderá fazer seu negócio crescer com o próprio fluxo de caixa.
 
2. Cada fundo de investimento tem áreas de maior interesse. Portanto, não adianta você sair dando tiro para todos os lados. Você terá de descobrir o perfil de cada um desses fundos e então fazer uma seleção dos que tenham mais a ver com o seu projeto.
 
Você encontrará listas de alguns dos principais fundos nos sites: www.negociosexame.com.br (clique no item edições anteriores, depois na edição de novembro/2000 e siga para a matéria O Mapa da Grana); venturenetwork.oracle.com (clique no ícone investors); www.ecobra.com.br (clique no ícone investidores).
 
3. A comunidade formada pelos investidores é bem reservada. Tudo fica mais fácil se você conhecer alguém que faça parte dessa turma. Caso contrário, vai suar muito a camisa para conseguir que alguém ouça as suas idéias.
 
'Por isso, freqüente todos os eventos ligados a essa área, dê as caras, construa um networking', afirma Hélio Pedreira, presidente da empresa JDTC, uma holding de empresas de tecnologia, e membro do board da Kansas Investments.

4. Na hora H, mais do que ter o plano de negócios redondinho, você vai ter de ganhar pontos.
 
Como? Mostre sua empolgação, sua garra, sua capacidade de execução e determinação.
 
Mostre sua vontade de aprender sempre. Isso faz a DI-FE-REN-ÇA! A observação é dos próprios investidores.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Dalen Jacomino - Você S.A
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :