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Carreira / Emprego - Os sete erros no networking 

Data: 10/12/2008

 
 
Confira se você comete alguns destes equívocos e saiba o que fazer para corrigi-los e não comprometer sua rede de contatos

Possuir uma rede contatos profissionais é, nos dias de hoje, imprescindível tanto para quem está em busca de emprego quanto para aqueles que desejam alavancar a carreira. O networking , mais do que troca-troca de cartões, é a chance que muitos têm de se fazer notar e aproximar-se de profissionais interessantes. Muitas pessoas, porém, estão despreparadas para a ocasião e cometem erros que comprometem o crescimento de seu círculo profissional. O especialista em marketing pessoal Silvio Celestino mostra quais são as principais falhas cometidas pelos networkers e dá algumas dicas sobre o que fazer para se tornar um especialista em contatos profissionais.

1. Falta de propósito na hora da abordagem
Quando o intuito da conversa não está totalmente claro você corre o risco de iniciar uma “conversa de elevador”, com frases soltas e sem sentido. Palavras jogadas e sem objetivo definido não o levarão a lugar algum.

2. Não saber falar
Problemas de dicção, sotaque muito proeminente, erros de Português, voz muito baixa ou alta. Estes são alguns dos erros que comprometem uma conversação produtiva para quem busca estabelecer contatos.

3. Não se preparar
Você está no lugar certo, na hora certa e já abordou a pessoa certa. Porém, na hora de contar o que faz, descreve de forma mecanizada suas atribuições, sem citar qualquer diferencial.

4. Egocentrismo
O egocêntrico tem dificuldade em focar no ouvinte e não pára de falar de si próprio. Quando não existe um diálogo equilibrado, dificilmente há chance de sucesso.

5. O famoso “sou filho de...”
Querer impressionar o outro pelo fato de ser parente de alguém conhecido ou importante, além de deselegante, não é um bom pretexto para conversação.

6. Mentir
Dizer que “fulano de tal” o indicou para falar com a pessoa em questão pode até funcionar na hora. Mas correr o risco de ser pego e perder não um, mas dois contatos, definitivamente não vale a pena.

7. Inadequação de imagem
Estar com a roupa destoando do ambiente pode ser embaraçoso. Assim como estar excessivamente formal num casual day , parecer extravagante e chamativo demais não é a melhor opção. As mulheres, em especial, devem redobrar o cuidado para não passarem uma imagem muito sensual – afinal, você está lá em nome do trabalho.

Sucesso no networking
Você já sabe quais são os erros, agora siga as dicas para obter excelência no networking :

•  Defina seu propósito para abordar uma pessoa e mostre-se interessante para ela. Apresente-se com frases atraentes, fuja do óbvio ao descrever sua profissão – isso irá deixar o outro curioso e com vontade de interagir mais com você. Por exemplo, se você é um jornalista, em vez de se apresentar apenas como jornalista, pode dizer: “sou um propagador da verdade”;

•  Saber expressar-se bem é fundamental;

•  Quanto mais cursos de expressão verbal você fizer para aprimorar seu discurso, melhor. Se estiver sem dinheiro para investir, a dica é usar um gravador para detectar possíveis erros em sua fala. Se descobrir que fala muito rápido, a recomendação é que repita mais de uma vez a idéia principal que deseja transmitir. Já se você fala muito devagar, seja conciso e objetivo para dizer o que quer. “O ideal é que a pessoa saiba falar tanto rápido como devagar, para adaptar-se à ocasião”, afirma Celestino;

•  Dúvidas em relação ao vestuário ideal e até mesmo sobre seu sotaque? Inspire-se nos apresentadores de telejornais, que usam roupas clássicas e sotaque neutro. Verifique antes, também, o local onde será realizado o evento e qual o tipo de público que irá comparecer;

•  Autoconhecimento é fundamental para saber quais são suas principais virtudes e defeitos. Se você é do tipo que adora falar de si próprio, procure fazer mais perguntas a outra pessoa e mostre-se interessado no que ela diz. “Você deve gerar um benefício ao outro”, completa o especialista.



 
Referência: carreiras.empregos.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :