Você anda achando que seu currículo já é pouco para demonstrar seus
trabalhos? Que tal então montar seu book ou portfólio?
Talvez você deva estar se perguntando qual é a diferença (se é que ela
existe!) entre essas duas denominações. Segundo Elaine Saad, diretora da
consultoria Right Saad Fellipelli, essa diferença existe sim. "Muitas vezes as
pessoas costumam confundir, mas o nome portfólio está mais ligado à trabalhos de
empresas vendendo seu produto e o book está ligado à imagem da pessoa vendendo
seus trabalhos", diz.
Geralmente o nome portfólio é usado para consultores autônomos
e empresas que querem vender seu produto, por isso os profissionais devem estar
atentos em focar as informações nos trabalhos e projetos desenvolvidos, dando
menos espaço às experiências pessoais. Nesse caso, o portfólio deve conter:
- Um currículo resumido (no caso de consultor autônomo)
- Lista de empresas e clientes com que trabalhou
- Descrição detalhada dos projetos que realizou para essas empresas
- Projetos e propostas a serem desenvolvidos
O material deve conter entre 4 e 5 páginas e ser apresentado em pastas com
folhas tipo A4. É bom lembrar que esse portfólio será deixado com as empresas e
os clientes e por isso deve ter uma apresentação simples e funcional.
Normalmente o book é um material mais demonstrativo, onde são
armazenados os trabalhos de profissionais liberais como publicitários,
arquitetos, fotógrafos, jornalistas, entre outros. O book deve apresentar as
realizações do profissional, vendendo sua imagem junto com os trabalhos que fez,
como fotos, projetos, cartazes e artigos. Veja algumas dicas para ter um book
com boa apresentação:
- Como é um material apenas demonstrativo (que não fica em poder das
empresas), tenha sempre um currículo com descrições detalhadas de suas
realizações profissionais
- Os trabalhos devem ser apresentados de maneira "limpa", sem enfeites
- Os trabalhos devem ser colocados em uma pasta, o que facilita sua
visualização
- No caso de fotos, elas devem ser ampliadas em um tamanho adequado para
que possam ser vistas com detalhes
- Artigos e reportagens podem ser separados por ordem cronológica ou
divididos por assunto
- O book deve ser de fácil manuseio