Carreira / Emprego - Você é a pessoa certa no lugar certo?
Seis perguntas que vão ajudar você a responder essa questão crucial para a
sua carreira.
Pois é, muitas vezes, a situação profissional fica mesmo meio morna e
entediante. De vez em quando, é normal não haver nada de novo no front. O
problema é quando essa pasmaceira se prolonga. O psicólogo Alcino Therezo
Junior, já passou por isso. Só que, com ele, a história foi meio na base do
tratamento de choque. "A ficha caiu quando vi o presidente da empresa em que
trabalhava usando um post-it para anotar as diretrizes de RH", diz ele, que
atuamente é diretor de desenvolvimento organizacional para a América Latina da
EDS, multinacional americana de TI (leia mais no artigo O RH no post-it). De uma
certa maneira, Alcino teve sorte, porque conseguiu resolver as coisas
rapidamente. Mas, como o caso dele não é do mais comuns, é melhor ficar de olho
em alguns sinais que indicam que está na hora de tomar outro rumo na carreira.
Tenha sempre em mente que não é só a empresa que o escolhe - você também tem
direito de escolher onde quer trabalhar. Veja agora as dicas de Alcino para
descobrir se você é mesmo a pessoa certa no lugar certo:
1. Você se identifica com o negócio? - sim, porque não adianta nada
trabalhar em uma empresa com a qual você não se identifica. Já pensou alguém que
acha que Palm só serve como agenda trabalhando na área de tecnologia?
2. Você está esperando promoção há muito tempo? - isso pode ter várias
explicações. A primeira -- e que não é boa de ouvir -- é que sua performance não
anda mesmo lá essas coisas. Isso também indica uma postura passiva diante da
carreira, porque é como se você estivesse esperando o reconhecimento do chefe
cair do céu. "A terceira possibilidade é que, hoje em dia, com os orçamentos
enxutos e equipes idem, fica difícil mesmo conseguir uma movimentação vertical
na carreira. Se é isso o que você pretende, talvez seja mais fácil mudar de
emprego", diz Alcino
3. Você ainda se lembra por que foi contratado? - certamente você chamou
atenção da empresa por causa de alguma competência (ou competências). Será que
isso ainda provoca admiração nas pessoas ou virou "carne de vaca"? É exatamente
por isso que é preciso se reinventar sempre. Senão, você vira lugar comum, o que
é um perigo.
4. Você é chamado para projetos e reuniões importantes? - se a resposta para
essa pergunta for "não", é bom ficar de olho ligado. Pode ser sinal de que você
está se tornando dispensável.
5. Você está achando estranho porque seu chefe não "pega mais no seu pé"? -
pois é, esse sossego pode ter uma explicação ruim: desinteresse. É uma situação
meio parecida com a de não ser chamado para reuniões e projetos cruciais para a
empresa. "É por isso que eu vivo dizendo: peça feedback do chefe pelo menos duas
vezes por ano (e não estou falando do processo formal, adotado por muitas
empresas) e encare cada ciclo como uma nova contratação", diz Alcino.
6. Você vive reclamando? - se as coisas chegaram a esse ponto, melhor parar
e pensar se você deve mesmo continuar a trabalhar nessa empresa. Sabe aquela
história de "síndrome do Fantástico", de ficar triste quando a segunda-feira
está chegando? Se está acontecendo com você, trate de se mexer?
Referência:
anefac.com.br
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