O cliente interno é, sem dúvida, o mais esquecido dos clientes e o primeiro
em qualquer processo de vendas.
O cliente interno não é só o colega de trabalho, o pessoal do staff, de apoio
ou suporte. É um poderoso aliado que pode em muito contribuir para você aumentar
suas vendas e progredir continuamente na carreira.
Conheça seu cliente interno. Não basta só saber o nome ou quem é o dito
cujo. Conheça o trabalho que a pessoa realiza. Procure perceber em quê o
trabalho dele influencia no seu, como criar uma sinergia entre os processos ou
ainda como um pode ajudar o outro em suas funções.
Mantenha-o informado. Sempre mantenha o seu cliente interno a par de como
andam suas vendas e a solução dos problemas nos quais ele esteve envolvido. A
satisfação do cliente é problema de todos. O grau de comprometimento é sempre
maior quando as pessoas se sentem úteis e são chamadas para participar.
Use seu know-how. O cliente interno é sempre expert em algo. Use esse
conhecimento para aprimorar a sua estratégia de vendas, seus argumentos para
fechamento de negócios ou ainda lidar com as objeções. Seja humilde e aprenda
mais sobre os processos da empresa. Com isso você irá aumentar sua visão
sistêmica e ter uma noção maior de como funciona o seu negócio e o mercado.
Compartilhe os méritos e as frustrações. As três palavrinhas mágicas,
“por favor, muito obrigado e desculpe” funcionam sempre. Não há nada pior para
qualquer profissional de vendas do que ser visto como aquele sujeito chato,
arrogante e que só age por interesse próprio. É comum na área de vendas haverem
campanhas, premiações, remunerações variáveis, mas não se esqueça de agradecer,
premiar e criar métodos para envolver o cliente interno para um melhor
atendimento ao cliente final.
Mude a cultura da sua empresa e lembre sempre a todos de que do departamento
de vendas deve fazer parte a empresa inteira. Vendas em alta, clientes
satisfeitos e aumento nos lucros são como canja de galinha: não faz mal a
ninguém!