Uma quantidade ainda extremamente pequena de organizações conhece os caminhos
para a obtenção do “Sucesso Sustentável”. Prova disso é o alto índice de
empresas que entram no mercado e atuam nele como verdadeiros cometas.
Os poucos vencedores que seguem a trilha dos bons resultados possuem em comum
uma característica que hoje deve ser considerada uma necessidade: táticas de
diferenciação. Talvez isso não seja uma novidade, até mesmo porquê em uma era em
que a velocidade de informações atropela aos mais descuidados, essa que é uma
imperativa sem dúvida deveria ser requisito básico na composição dos objetivos
aos quais a organização se propõe.
Evidente que a constância em bons serviços e produtos, a manutenção da
qualificação técnica, a disponibilidade de recursos e a resposta certa para as
necessidades existentes são valores imprescindíveis na caminhada que remete ao
“Sucesso Sustentável”, mas há entre as organizações que tangem esse patamar mais
uma propriedade que compõe a “fórmula” para o encontro dos melhores e mais
expressivos resultados. Essa peculiaridade está calcada em um dos pilares do
Marketing que por muitas vezes somente é observado através de uma ótica
direcionada ao meio externo e que dessa forma reduz as chances na conquista de
tal sucesso. Essa propriedade é a “qualidade humana organizacional”, ou seja,
são as pessoas que fazem parte, que constituem de forma comprometida e agregam
real valor a organização.
TÁTICAS DE DIFERENCIAÇÃO + QUALIDADE HUMANA ORGANIZACIONAL = SUCESSO
SUSTENTÁVEL
Mas como fazer para que a organização tenha uma alta taxa de qualidade humana
organizacional?
Existem várias maneiras de obter índices positivos, um exemplo observável é
através da formação de “Trainees”. Mas se a sua organização não está disposta a
substituir ou contratar profissionais, também existem mecanismos que podem
auxiliar na qualificação dos seus colaboradores. Em muitos casos as pessoas já
estão na organização, mas por vários motivos a qualidade humana organizacional
não atinge bons quocientes de inteligência organizacional(Q.I.O) porquê fatores
como a perda de foco, a falta de motivação e de oportunidades, a inconsistência
na busca de objetivos, os conflitos pessoais e o não investimento da organização
em seus colaboradores remetem a este fato negativo.
Por esses motivos é que há uma necessidade extrema de se investir nas pessoas
para que os resultados pelos quais a organização objetiva sejam conquistados.
Também é importante ressaltar que por mais conhecimentos de ordem técnica e/ou
por experiência prática que os colaboradores possuam, a manutenção e o
aprimoramento destes conhecimentos, bem como o constante e planejado preparo
técnico e comportamental são necessários para que exista a constância na
obtenção dos resultados almejados.
Optar pela qualidade e pelo permanente e planejado processo de treinar
colaboradores são os melhores caminhos para que o tão desejado sucesso
sustentável floresça em suas organizações e em você.