Ética sem dúvida será o alicerce que sustentará todo o profissional no
mercado nos dias de hoje. A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que
são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta, e segundo o
Dicionário Aurélio, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à
conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal,
seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
- Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
- Ética é permanente, moral é temporal;
- Ética é universal, moral é cultural;
- Ética é regra, moral é conduta da regra;
- Ética é teoria, moral é prática.
Os lideres empresariais descobriram que a ética passou a ser um fator que agrega
valor à imagem da empresa. Da mesma maneira ela agrega valor a um profissional
de vendas, principalmente nos dias de hoje.
Eis a razão da crescente preocupação, entre os empresários, com a adoção de
padrões éticos para suas empresas e representante, vendedores. Sem dúvida, os
profissionais serão analisados através do comportamento e das ações por eles
praticadas, tendo como base um conjunto de princípios e valores.
Da mesma forma que o indivíduo é analisado pelos seus atos, as empresas, os
clientes avaliam a conduta dos profissionais, principalmente os de vendas,
sobretudo após a edição de leis que visam a defesa de interesses coletivos,
código de Defesa do Consumidor.
A credibilidade de um representante é o reflexo da prática efetiva de valores
como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência
do serviço, respeito ao consumidor, entre outros.
A ÉTICA nos negócios vende. Isso é o que temos que ter clareza.
No mundo corporativo, tão habituado aos modismos e às novas teorias de gestão, a
impressão que se tem é que existe uma perda de identidade em relação aos valores
essenciais do relacionamento entre as pessoas, que tanto são apregoados como
base para a sociedade. É um fenômeno interessante e ao mesmo tempo preocupante.
A mesma cobrança ÉTICA que colocamos na sociedade e na clareza das relações
pessoais, devemos cobrar nos relacionamentos comerciais.
Vale lembrar que o melhor negócio é nunca perder negócios. O grau de confiança,
que sempre colocamos em nossos relacionamentos pessoais, está em jogo
diariamente. Um deslize neste campo é tão grave quanto um erro técnico. Ou mais.
Afinal a técnica pode recuperar um acontecimento. Já a honestidade é uma
obrigação. Que se não cumprida precisará de mais provas do que uma engrenagem
funcionando.
Tenha ética e caráter... viva na verdade!!!