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Negócios / Empreendedorismo - Erros mortais para uma pequena empresa 

Data: 19/11/2008

 
 

Os erros abaixo são comuns para muitos empreendedores.

1. Se fixar a uma única idéia por muito tempo. Lembre-se: um Empreendedor é feito de idéias. Muitas idéias. Não fixe os seus investimentos e esforços em apenas uma única idéia. Experimente algumas e veja qual delas traz mais resultado.

2. Não ter um Plano de Marketing. Um plano de marketing cria as ações necessárias para colocar você na frente das pessoas e empresas certas. É ele que atrai clientes.

3. Não conhecer os seus Clientes. Mudanças nas preferências dos seus clientes e nos produtos e serviços oferecidos pelos seus concorrentes podem deixá-lo para trás caso você não conheça MUITO BEM os seus clientes. O que eles querem hoje? O que eles querem amanhã? Quais são os seus padrões de comportamento? Porque eles compram de você?

4. Ignorar a sua posição financeira. O mundo (os seus clientes) não irão responder a você na velocidade que você gostaria - mesmo que os seus produtos sejam os melhores do mundo -. Esteja preparado para se sustentar nesse meio tempo.

5. Ignorar os Funcionários. Motivar, Desenvolver e Gerenciar os seus funcionários é provavelmente um dos seus maiores desafios como empreendedor. Se você não tiver paciência, persistência e habilidades com pessoas, os seus problemas podem se multiplicar rapidamente. Moral, Produtividade e Lucratividade podem ser facilmente destruídas.

7. Não ter um Plano de Ação de Vendas. Sem ter um plano de ação de vendas, não existe a possibilidade de você crescer financeiramente e progredir a sua empresa. Um plano de ação de vendas é um mapa realista sobre onde, como e porque as vendas da empresa irão acontecer. Se você não tiver isso, você está com um problema sério.

8. Não delegar.
Você talvez seja a peça-chave para fazer tudo, mas você não consegue fazer tudo e crescer ao mesmo tempo. É difícil progredir se você não contratar as pessoas certas e delegar responsabilidade.

9. Não ter um Conselheiro. Consiga um conselheiro ou um mentor. Parece loucura para uma pequena empresa, mas não é. O conselheiro da empresa pode ser uma pessoa da família, um velho amigo ou até o seu ex-chefe. Escolha uma pessoa e peça a ela para ser o seu conselheiro. A partir daí, reveja o plano de negócios da empresa e os resultados com periodicidade. Ter alguém para compartilhar e trocar idéias é crítico para qualquer empresa.

10. Nunca desista. A maioria dos mais bem sucedidos empreendedores desistem muito cedo. Se você estiver falhando em alguma coisa, pare, pense, estude, aprenda, corrija os erros e tente novamente com as devidas correções de rota. Nunca desista!

FOCO no que interessa!

Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a FOCAR naquilo que realmente é importante para o seu negócio.

1. FOCO em consertar o problema, não em achar o culpado. É muito mais produtivo e muito mais barato, descobrir o que fazer para consertar um problema do que perder tempo tentando descobrir quem é o culpado.

2. FOCO em dizer as pessoas o que você quer, e não como fazê-lo. Você irá perceber que a participação e engajamento das pessoas aumenta quando você dá DIREÇÃO e não INSTRUÇÃO.

3. FOCO na função, e não na papelada. Lembre-se que o seu trabalho é gerenciar uma função específica dentro da sua empresa. A papelada do operacional existe em qualquer atividade, mas não deixe que ela distraia você da sua verdadeira responsabilidade.

4. FOCO em gerenciar, e não em fazer. Não faça nada. O seu trabalho é "planejar, organizar, executar, desenvolver e direcionar" as pessoas. Não perca o seu tempo precioso em fazer coisas que você fazia antes de ser promovido. Eu sei que você se diverte fazendo essas coisas, e que você é bom nisso, mas você precisa concentrar todos os seus esforços em gerenciar as pessoas e não em fazer as tarefas.

5. FOCO em liderar por exemplos, e não por conselhos. Se você tiver que pedir para o seu funcionário trabalhar até mais tarde, esteja também presente. Mesmo que a sua empresa permita que você viaje de primeira classe, se o seu assistente não puder, não viaje. Seja um LÍDER. É mais difícil do que ser um gerente, mas vale a pena.

A Irrigação dos Negócios.

Como os agricultores que usam pequenas quantidades de água durante longos períodos de tempo para conseguir irrigar as suas plantações, você deve fazer o mesmo com os seus clientes.

Irrigar os Negócios é uma estratégia de marketing que entende em enviar uma série de peças de marketing ao longo de um determinado período de tempo para conseguir gerar negócios.

Alguns especialistas acreditam que um cliente potencial não se transformará em cliente até que ele veja a mensagem da empresa pelo menos oito vezes. Talvez não seja preciso tanto, ou talvez seja preciso ainda mais, mas para um cliente potencial se tornar cliente da sua empresa, seja qual for o número (você precisa descobrir qual o número ideal no seu mercado), eu acredito que você precise manter contato consistente e freqüente para que eles comprem de você.

É ai que entra a Estratégia da Irrigação. Uma eficaz maneira de você fazer alguma coisa, qualquer coisa, todos os meses com consistência e freqüência para assegurar que o seu nome esteja sempre à frente dos seus clientes atuais e potenciais. Ao fazer isso, você vai perceber o crescente aumento dos negócios entrando pela sua porta.

A melhor coisa sobre a Irrigação dos Negócios é ter que desenhar um Plano de Ação.

Mas por onde começar?

1º Passo: Garanta a EXECUÇÃO do seu Plano. Quem vai fazer?
2º Passo: Decida quem é o seu Mercado-Alvo
3º Passo: Desenhe um Plano de Marketing (Planeje alguma atividade TODOS os meses)
4º Passo: Crie consistência mesmo entre diferentes atividades (uma mala direta a cada dois meses, um evento a cada dois meses, um newsletter a cada dois meses... tudo intercalado, para que sempre exista uma atividade em cada mês).

Quais atividades você poderia usar para a sua campanha de irrigação? Aqui vão algumas idéias:

  • Mala Direta
  • Newsletter
  • E-Mail (com cuidado)
  • Folheto de Ofertas do Mês
  • Eventos
  • Cursos
  • Propaganda
  • Equipe de Vendas

Pense na sua campanha de irrigação como uma maneira de conquistar clientes. E a melhor maneira de conquistar clientes é ajudá-los a crescer. Pense nisso quando for desenhar o conteúdo da sua campanha.



 
Referência: BizRevolution
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :