Estamos acostumados a falar sobre planejamento estratégico no âmbito das
corporações. Empresas, instituições e governos preparam, normalmente no quarto
trimestre, novos planos e a revisão de planos existentes para o ano seguinte,
bem como para períodos mais longos.
Mas a proposta deste ensaio é conduzir você na execução de um planejamento
estratégico diferente e especial: o plano de sua vida. E, para fazê-lo, iremos
nos basear em uma metodologia inovadora.
Parte A – O Tripé do Planejamento Estratégico Pessoal - Planejamento
estratégico pessoal é o processo de construir o seu futuro. E tal como nas
corporações, a primeira etapa consiste na definição de três aspectos essenciais:
missão, valores e visão.
1. Missão
A missão é a sua razão de existir. Entendê-la habita antigas questões
filosóficas como: “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”. Descobrir sua missão é
fruto das perguntas que você se fizer. Algumas sugestões:
a) O que está incompleto em sua vida?
Procure entender o que falta para sentir-se realizado em termos
profissionais e pessoais.
b) O que gostaria de aprender?
A resposta indicará suas paixões e poderá revelar talentos latentes que
tenha negligenciado no decorrer dos anos, seja pela rotina imposta pelo
cotidiano, seja pelo medo auto-imposto.
c) O que faria se ganhasse um grande prêmio numa loteria?
O propósito é observar se há planos que você tem adiado indefinidamente sob
a alegação de falta de recursos. É possível que sua missão esteja mergulhada
neste pântano sombrio desenhado em sua mente e que a realização deste sonho seja
exeqüível mesmo diante da ausência de dinheiro.
d) O que faria se tivesse somente seis meses de vida?
É uma questão melancólica, sei disso. Mas ela se faz necessária para que
você avalie suas reais prioridades e reflita sobre como tem gerenciado seu
recurso mais significativo e perene: seu tempo.
e) Imagine-se em seu enterro...
A exemplo da pergunta anterior, este é um exercício revelador. A proposta é
que você se imagine nesta situação e procure identificar três pessoas de seu
relacionamento: um familiar, um amigo e um colega de trabalho. Ouça o que estão
dizendo sobre você e quais os sentimentos que delas afloram. Talvez perceba como
as tem tratado e quanto de amizade, carinho e amor você tem oferecido àqueles
que lhe são importantes.
Após todos estes questionamentos, analise suas respostas. Elas indicarão seu
legado, ou seja, a contribuição que deixará para o mundo e através da qual
poderá eternizar seu nome e seus feitos.
2. Valores
Os valores são os princípios que guiam as decisões e balizam o comportamento no
cumprimento da missão.
Desde muito cedo, por influência de nossos pais e familiares, estabelecemos
um conjunto de valores. Mas as pessoas, o ambiente, as crenças e as
circunstâncias agem no sentido de modificá-los. Um bom exemplo desta
mutabilidade é o estatuto da pena de morte. Você pode ser absolutamente
contrário à aplicação da sentença capital. Porém, se um ente querido for
vitimado por um ato de violência extrema, é possível que você passe a tolerá-la
em condições excepcionais. Para encontrar seus valores:
a) Identifique os princípios que governam sua vida.
É uma tarefa demorada e que ordena alta concentração e reflexão. Verifique
os valores mais recorrentes em seus pensamentos e ações. Podem ser a integridade
e a justiça, indicando um perfil voltado à conduta social; ou a humildade e a
generosidade, sinalizando para foco em serviços ao próximo; ou a autonomia e a
autoconfiança, apontando para o egocentrismo. Pode ser um conjunto de todos
eles. Não importa. O fundamental é que os aspectos selecionados representem o
que você de fato é, e não o que gostaria que as pessoas pensassem a seu
respeito. Assim, escolha valores inerentes ao seu caráter e não à sua reputação.
b) Coloque-os em ordem de prioridade.
Após selecionar entre cinco e sete valores, procure ordená-los de acordo com
o grau de importância relativa. É um momento decisivo, pois exigirá que você
faça escolhas. Neste momento ficará evidenciado se os valores preponderantes são
materiais ou emocionais, individuais ou coletivos.
c) Escreva um parágrafo para cada um dos valores escolhidos.
É o momento de unir razão e emoção, cabeça e coração. Coloque no papel o
porquê de suas escolhas, leia com atenção e reflita.
Ao final você terá escrito o que denomino “Constituição Pessoal”. É sua carta
de valores, pessoal e intransferível. Carregue consigo esta pequena lista,
leia-a regularmente e tome suas decisões com base nela. Uma atitude em desacordo
com seus valores deverá causar desconforto, incômodo até, ensejando uma mudança
atitudinal ou uma revisão dos valores selecionados.
3. Visão
A visão é a explicitação do que você espera e acredita para o seu futuro. É uma
imagem mental poderosa que tem a propriedade de materializar sonhos. Para
construir uma visão de futuro:
a) Imagine-se daqui a alguns anos.
Onde você estará em um, cinco, dez e 25 anos? O que estará fazendo? Quais
terão sido suas realizações? Quem terá conhecido? O que terá aprendido?
b) Adote um “diário do futuro”.
Há quem ainda escreva diários, um registro pessoal e muitas vezes secreto de
comportamentos, pensamentos e ações. Modernamente os diários ganharam o mundo
virtual através dos blogs. Em qualquer dos casos, faça seus relatos não
sobre o passado, mas sobre o futuro que imaginou conforme sugestão anterior.
Seja detalhista, entusiasmado e profético ao discorrer suas palavras.
c) Projete o filme da sua vida.
Reúna suas experiências passadas e sua visão de futuro, ambas ilustradas
pelos seus diários do passado e do futuro, para imaginar o filme de sua vida,
uma película extraordinária onde você figura como diretor e protagonista de sua
própria história.
Ao vislumbrar seu futuro, lembre-se de desenhá-lo com cores alegres,
vibrantes e positivas. O que hoje se conceitua como “leis da atração” nada mais
é do que uma imagem mental positiva amparada por ação concreta em direção da
realização e da conquista do sucesso.
Parte B – A Caixa de Ferramentas - Os convencionais 4Ps, apresentados por
Jerome McCarthy em sua obra “Basic Marketing”, de 1960, como únicas
variáveis relevantes do chamado composto mercadológico, receberam uma abordagem
inovadora. Mais de quarenta anos de estudo e trabalho permitiram a Francisco
Alberto Madia de Souza, presidente da Madia Mundo Marketing, desenvolver uma
matriz fantástica formada por 12Ps, conforme apresentaremos adiante.
1. PEST
Agora que já descobriu sua missão de vida, selecionou os valores que irão
balizar seus comportamentos e ações e determinou onde pretende estar a partir de
sua visão do futuro, deverá fazer uma análise atenta do ambiente externo, ou
seja, o ambiente Político, Econômico, Social e Tecnológico
no qual está inserido.
O ambiente político ganhou notoriedade ainda maior dentro da atual conjuntura
do país devido aos desmandos envolvendo governantes de todas as esferas do
poder, colocando a ética no centro das atenções. Assim, a conduta moral
ilibada passou a ser, além de louvável, pré-requisito para viver em sociedade e
edificar a imagem pessoal.
O ambiente econômico pode ser resumido na força de uma palavra:
globalização. Muros e cortinas ruíram, decretando o fim das fronteiras
físicas. Telefones e computadores encurtaram distâncias. Caminhamos para idiomas
e moedas universais, promovendo uma aproximação cultural sem precedentes.
O ambiente social, como que por decorrência dos anteriores, acionou o alerta
da responsabilidade socioambiental. As desigualdades entre os povos
precisam ser dirimidas. O crescimento não pode ser de poucos e o desenvolvimento
precisa ser sustentável para não comprometer as gerações futuras.
O ambiente tecnológico legou-nos a inovação e com ela a certeza de que
sempre será possível fazer melhor, mais rápido e mais barato. É um retorno a
cinco séculos antes de Cristo e a dialética de Heráclito de Éfeso que dizia:
“Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo”.
Do ambiente externo aprendemos que devemos estar em constante busca pelo
conhecimento e pela inovação, agindo num mundo globalizado com ética e foco na
sustentabilidade.
2. Phocus
Compreendido o ambiente externo, estabeleça seu foco de atuação. Pode
parecer elementar, mas muitos se equivocam neste instante, comprometendo o
resultado de todo o planejamento. E erram ou por constituir muitos focos ou por
eleger como primordial o objetivo inadequado.
Várias flechas não garantem o acerto do alvo, e vários alvos confundem o
arqueiro. Por isso, a definição deve ser clara, analítica e específica. Procure
fundamentá-la em sua missão, orientá-la pelos seus valores e traçá-la em direção
à sua visão.
Resista à tentação de definir seu foco por interferência de terceiros. Isso
acontece, por exemplo, com jovens em estágio pré-vestibular, por ocasião da
escolha do curso superior, quando optam pela mesma carreira dos pais ou seguem à
risca a sugestão de amigos ou familiares.
É também comum a definição do foco por influências de cunho conjuntural, como
moda ou expectativa momentânea de ganhos financeiros elevados. Assim pode-se
notar com profissionais que escolheram carreiras a partir da análise de
pesquisas salariais, negligenciando seus anseios de realização e talentos
pessoais. Invariavelmente a desilusão os visita com brevidade, trazendo-lhes o
desafio do recomeço ou o equívoco de persistir no erro.
3. Positioning
O posicionamento consiste no planejamento e organização de sua identidade
pessoal. Representa todos os sinais e códigos de comunicação transmitidos por
seu estilo e personalidade.
O objetivo é delimitar, baseado no seu phocus, as características mais
singulares que nortearão a construção de sua imagem com intuito de conquistar o
respeito, a admiração e a confiança das pessoas.
4. ProductObservado como se fora um produto, é o momento
de trabalhar seu marketing pessoal, projetando uma imagem de marca em
relação a si a partir de dois níveis essenciais: a embalagem e o conteúdo.
O aspecto externo é o princípio de tudo, pois você não terá uma segunda
oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Portanto, cuide de sua
aparência, trajando-se com propriedade, evitando o uso excessivo de acessórios e
cosméticos, aprendendo regras de etiqueta e melhorando seu vocabulário, tanto
falado quanto escrito.
Mas embora o design seja determinante, se o que estiver por dentro não
lastrear a expectativa criada, você seguramente deixará de se estabelecer. Por
isso, atente para sua formação acadêmica. Estude com regularidade e aprenda
outros idiomas. Seja uma pessoa autêntica, transparente e íntegra. É o melhor
caminho para conquistar a confiança e simpatia das pessoas.
5. Promotion
Não adianta fazer a melhor coisa do mundo ou ter atributos invejáveis se ninguém
tomar conhecimento. É preciso comunicar e repercutir. Esta ferramenta poderia
ser traduzida literalmente por promoção, mas envolve mais do que isso: é
o campo da propaganda e da comunicação.
Por isso, tenha sempre seu cartão de visitas à mão, mesmo que esteja
desempregado. Crie um blog ou website pessoal e participe de comunidades na
Internet. Depois crie suas próprias comunidades. Se gostar de escrever, publique
artigos e depois um livro. Se não gostar de escrever, comece a ler mais e
aprenda a escrever.
Além disso, participe de todo tipo de eventos para ver e ser visto; shows,
seminários, feiras, reuniões de condomínio. Procure freqüentar ambientes
variados para ter acesso a pessoas diferentes, com formação, cultura e idéias
diversas.
Faça um curso de expressão verbal e aprenda a arte da retórica. A habilidade
de falar em público abre portas e eleva a auto-estima e a autoconfiança. O
resultado final deste processo de comunicação é uma ampla rede de
relacionamento, o tão comentado networking. Procure criá-la e expandi-la
em sintonia com o seu phocus.
6. Place
Falamos aqui de distribuição. Utilizando as técnicas de comunicação
sugeridas no tópico anterior, suas idéias e ideais poderão ser conhecidos por
todos que se sentirem seduzidos a visitar seu sítio na Internet.
A reunião de opiniões qualificadas e networking extenso pode
proporcionar grande alcance e destaque para seus conceitos e sua imagem. Mas
lembre-se de guardar fidelidade e alinhamento à sua missão. Com base nela, seu
place, ou seu mundo, poderá acertadamente se restringir não aos cinco
continentes, mas apenas à sua comunidade.