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Negócios / Empreendedorismo - Empresas ganham com projetos sociais 

Data: 13/11/2008

 
 

As empresas estão encontrando saídas criativas para desafiar o discurso de personalidades como David Henderson, ex-economista-chefe da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em "Falsas noções de responsabilidade social corporativa", publicação lançada no início do ano pelo Institute of Economic Affairs de Londres, Henderson descrevia a boa cidadania empresarial como um desvio dos princípios capitalistas e dos propósitos de uma empresa criada para gerar lucros a seus proprietários.

Longe de representar um desafio à lógica capitalista, investimentos sociais que envolvem a atividade principal de uma companhia provam-se capazes de beneficiar diretamente as suas operações e ainda promover a expansão de seus mercados consumidores no médio e longo prazo. Um exemplo é o programa do Pão de Açúcar para doação de mercadorias que sofreram danos na embalagem mas continuam aptas para consumo. Todos os dias, instituições cadastradas no programa vão às lojas da rede para retirar suas doações. "Substituímos os custos que teríamos com o transporte dessas mercadorias por gastos que viabilizam o programa e beneficiam pessoas carentes", afirma Rosangela Bacima, diretora do Instituto Pão de Açúcar.

A Telemar também promove benefícios sociais utilizando o seu próprio negócio. No programa Telemar Educação, a companhia busca, entre outros objetivos, motivar o acesso de crianças carentes ao mundo digital. Através de laboratórios de informática instalados em 51 escolas dos 16 estados em que atua, a Telemar conecta um total de 36 mil alunos à Internet.

Além do acesso à toda a rede mundial de computadores, os alunos aprendem com um portal na Internet dedicado apenas a essas comunidades. Os computadores e os professores que auxiliam as escolas no uso da Internet são patrocinados pela Telemar. "Hoje estamos educando crianças que estavam excluídas do mundo digital e que são potenciais consumidoras da nossa tecnologia no futuro", diz Maria Arlete Gonçalves, coordenadora do Instituto Telemar.

A Cemig também mantém projetos relacionados ao uso de energia. Um deles, previsto para ser implementado nos próximos meses, prevê a instalação de sistemas de aquecimento solar para os chuveiros de um conjunto habitacional de baixa renda.

Segundo Antonia Sonia Cardoso, coordenadora do projeto Luz Solar, as doações contribuirão para reduzir o uso de energia elétrica em horários de pico. "É um programa de benefício social associado a um investimento em nossa eficiência energética", afirma a executiva.

Ainda no âmbito desse mesmo projeto, a companhia vem promovendo, através de um sistema ativado pela luz do sol, a eletrificação de comunidades dispersas em regiões rurais isoladas da rede elétrica. "O programa também gera benefícios para a Cemig, à medida que permite o acesso de pessoas carentes a equipamentos como rádio e televisão e promove maior uso dessa energia no futuro", diz.

Moysés Pluciennik, ex-presidente da Globocabo e hoje no comando de uma fundação social, avalia que os benefícios à sociedade promovidos por meio da atividade da companhia contribuem para a consolidação da ética nos seus processos operacionais. "Além de atender pessoas carentes, quem investe desta forma agrega valor ao seu negócio, aos seus funcionários e acionistas."



 
Referência: Aprendiz
Autor: Gazeta Mercantil
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