A avaliação de um negócio não é um processo mecânico, existem muitos métodos
diferentes para fazer essa avaliação, e dentro desses métodos não raras vezes
existem ainda muitos pressupostos e variáveis que podem ser alterados para
produzir valores bastante diferentes.
Métodos
Valor contabilístico
O método mais simples, e que tendencialmente dará os valores mais baixos para um
negócio lucrativo, é considerar que este vale o capital próprio que acumulou
durante a sua existência.
Este método não leva em conta a capacidade de geração de resultados e cash flow
no futuro do negócio, daí os menores valores a que chega. É um método apropriado
essencialmente para um cenário de liquidação, em que o negócio será extinto, os
seus passivos satisfeitos, e os seus ativos atribuídos aos sócios na proporção
do capital detido.
"Fizemos uma parceria com o site ThinkFn ,e esse
é o início do artigo. Caso esse link fique fora do ar, entre em contato."
Para ler o conteúdo na íntegra acesse o artigo,
Avaliação de um negócio.