Negócios / Empreendedorismo - Os dez principais riscos de negócios que preocupam executivos
A concorrência, a satisfação do cliente, o ambiente regulatório, a segurança
de informações, as mudanças no mercado, o mercado financeiro, a preocupação com
reputação e a marca, os aspectos legais, a inovação tecnológica e os recursos
humanos são os dez riscos de negócios que mais preocupam executivos.
A conclusão é do US Risk Barometer, estudo realizado anualmente pela
consultoria especializada em governança corporativa, gerenciamento de riscos e
auditoria interna Protiviti. A pesquisa contou com a participação de mais de 150
executivos das maiores companhias norte-americanas.
Segundo o estudo, os riscos apontados pelos entrevistados também se aplicam às
organizações brasileiras, em maior ou menor grau, em função do contexto
globalizado no qual o País está inserido. "A preocupação com a estruturação e a
efetividade dos processos de gerenciamento de riscos é um fato cada vez mais
crescente nas empresas brasileiras", enfatiza o managing director da
Protiviti Brasil, Waldemir Bulla.
Tipos de riscos
No estudo, os riscos foram divididos em estratégicos, que podem afetar o modelo
de negócio das empresas; riscos dos processos, que podem impactar a execução do
modelo de negócio; e os riscos relacionados com as informações para tomada de
decisão.
"Os gestores de riscos têm que lidar com vários fatores e analisar muitas
variáveis para definir quais são as principais ameaças de cada companhia e como
minimizá-las", explica o managing director da Protiviti Brasil.
O estudo aponta ainda que 53% dos gestores das empresas acreditam que possuem um
processo eficiente de gerenciamento dos seus riscos de negócios e que apresentam
infra-estrutura que possibilita a compreensão e a transparência na gestão destes
riscos. "Os números retratam a mudança de percepção dos executivos com relação
aos benefícios da adoção de um processo efetivo de gerenciamento de riscos", diz
Bulla.
Tendências
Uma das tendências reveladas pelo estudo foi a disponibilidade das empresas em
lidar com um nível de "apetite" aos riscos menos elevados, segundo o managing
director da Protiviti Brasil.
As empresas que ousam em aumentar seu apetite ao risco investem mais em
mecanismos de gerenciamento de riscos, apostando em políticas formais e
processos metodológicos estruturados de avaliação de riscos.
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