Finanças pessoais - Relação com a natureza, e com dinheiro: jovens podem ser divididos em cinco grupos
Os jovens brasileiros se diferenciam bastante quando o assunto é o consumo
consciente, que visa agredir o mínimo possível a natureza. Enquanto alguns
economizam água e energia, em prol do meio ambiente, e também do próprio bolso,
outros estão totalmente alienados em relação à questão.
A conclusão faz parte da pesquisa Dossiê Universo Jovem 2008, realizada pela MTV
Brasil, com participação do Instituto Datafolha. De acordo com os dados, é
possível dividir os jovens brasileiros em cinco grupos.
Teóricos lideram
A maior parcela dos jovens, ou 26% dos mais de 2,5 mil entrevistados, está no
grupo dos "teóricos". Eles têm o maior conhecimento sobre atitudes que podem
preservar o meio ambiente, são mais idealistas, mas pecam em suas atitudes.
Os teóricos preocupam-se com o consumo consciente, pois economizam água, energia
e ainda evitam o uso do carro. É o grupo mais elitizado em termos financeiros e
de escolaridade. É o segundo grupo no ranking dos que valorizam as causas
ambientais.
Guiados pela intuição
O segundo grupo que mais agrega jovens é o dos "intuitivos", com 21% dos
entrevistados. Eles têm alguma atuação consciente, mas têm baixa formação e
noção ecológica. Por isso, conclui-se que a prática deles é mais intuitiva.
Esta intuição os leva a economizar água, energia e a incentivarem os amigos e
parentes com a questão. Os intuitivos acreditam ter conhecimento ecológico, mas
demonstram pouco domínio sobre o assunto.
Pouca ação
Os dados da pesquisa revelaram que 20% dos jovens entrevistados estão no grupo
dos "refratários", que são os que menos valorizam as práticas ambientais e os
que mais concordam com a seguinte frase: na prática, não faço nada.
Os jovens deste grupo têm conhecimento semelhante ao da população em relação à
preservação do meio ambiente, mas são os que menos valorizam o assunto. "São
menos idealistas: preferem trabalhar infelizes por dinheiro a trabalhar por
prazer", diz o relatório.
Muita atitude consciente
O grupo que mais consome de maneira consciente infelizmente não é o que agrega a
maior proporção de jovens. Os dados do estudo revelam que os "comprometidos"
somam 17% do total. Eles conhecem, valorizam e agem de acordo com as causas
ambientais.
Para se ter uma idéia, eles aumentaram o consumo de produtos orgânicos e, junto
com os "teóricos", são os mais atuantes quando o assunto é economizar água e
energia, defendendo, inclusive, a aplicação de multa para casos de poluição.
São contrários ao desmatamento para produção de alimentos e valorizam, mais do
que os outros, as empresas e produtos ecologicamente corretos.
Alheios à situação
A menor parcela dos jovens, ou 16%, se enquadra no grupo dos "alienados". Eles
possuem o menor conhecimento e são os que menos agem. Neste grupo, não foi
identificada nenhuma mudança de ação no dia-a-dia em prol do meio ambiente.
Talvez a explicação para isso esteja em casa. De acordo com os dados, os pais
dos "alienados" são os que têm menor consciência ambiental e que mais resistem à
reciclagem de lixo.
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