Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Saúde - O Que é uma Infecção do Trato Urinário? 

Data: 19/09/2008

 
 

As infecções do trato urinário (ITU) aparecem quando microorganismos invadem as vias urinárias, chegando à bexiga, aos rins e à próstata. São causadas principalmente por bactérias e, mais raramente, por fungos e vírus. As principais conseqüências são as cistites, a pielonefrite e a prostatite – que é mais freqüente em homens de idade mais avançada.

Existem várias maneiras de se contrair uma ITU: atividade sexual, falta de higiene dos órgãos genitais, infecções ginecológicas, dificuldade de urinar ou retenção da urina por muito tempo, presença de cálculos (pedras) nos rins ou na bexiga e uso de sondas na bexiga.

As infecções do trato urinário atingem os homens, mas são mais comuns nas mulheres. Elas se dividem em não-complicadas e complicadas. As primeiras (cistites) afetam principalmente a bexiga e a uretra, apresentando sintomas como dor, queimação, urgência de urinar várias vezes ao dia, mas com pouca quantidade. As complicadas (pielonefrites) atingem os rins e o ureter. Os sintomas são os mesmos das cistites, incluindo febre e dor na região dos rins.

As dicas a seguir podem ajudar a evitar as infecções do trato urinário:

-Procure o médico sempre que tiver dificuldades para urinar;
-As mulheres devem ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano;
-Homens acima de 50 anos devem fazer pelo menos uma consulta com o urologista por ano;
-Quanto mais cedo a infecção urinária for diagnosticada, maiores as chances de sucesso do tratamento. Para isso, é importante a consulta médica;
-Conhecer as infecções ajuda a compreender o que está ocorrendo e impedir que elas voltem;
-Seguir o tratamento sugerido pelo médico é fundamental para a cura da doença.

As infecções do trato urinário são doenças simples de serem tratadas. Mas podem se tornar graves se o tratamento não for seguido. Portanto, siga as orientações do seu médico para que você tenha bons resultados.

 



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :