Motivação - Onde estão suas idéias?
Dos programas de sugestões aos sistemas de idéias, das equipes
multidisciplinares aos empreendedores corporativos, as empresas não param de
criar formas de obter idéias de seus colaboradores. Faz sentido, pois elas são
necessárias para reduzir custos, trazer soluções e inovar. E você sabe o quanto
será valorizado se oferecer boas propostas, mas talvez ignore a maneira de obter
essas idéias. Em meu trabalho com criatividade e inovação, reuni algumas
diretrizes que podem ajudá-lo em sua busca. Aproveite!
Olhe para dentro
Preste atenção aos detalhes – Eles tendem a passar despercebidos, mas são
preciosos, principalmente quando buscamos melhorias e redução de custos. Veja um
bom exemplo de uma companhia aérea: ela suspendeu o Martini durante os vôos
matinais ao perceber que poucos passageiros pediam a bebida nesse horário. Foram
eliminadas ainda as azeitonas, que, além de perecíveis, exigiam um espaço extra
na geladeira. Parece pouco, e de fato é, mas gera uma economia de milhões de
dólares em um ano.
Conheça melhor o seu negócio – No livro Ideas Are Free (Idéias são
de graça – tradução livre), os consultores norte-americanos Alan Robinson e Dean
Schroeder dão um belo exemplo de como funcionários de uma instituição para
pessoas idosas tiveram boas idéias para atender os residentes depois de
estudarem sobre o Mal de Alzheimer. Os portadores dessa doença costumam
perambular sem destino e, no caso citado, acabavam indo para a cozinha ou
lavanderia – lugares potencialmente perigosos para eles. Ao descobrir que esses
pacientes evitam pisos escuros, pois os confundem com buracos, os atendentes
optaram por pintar o chão de preto nas áreas onde os pacientes não deviam
entrar.
Assim, estude, pesquise, saiba mais, muito mais do que o seu know-how
específico.
Pesquise problemas – Problemas são fáceis de detectar, pois eles estão à
mostra. Entretanto, para criar soluções é preciso vê-los com um espírito
construtivo, com vontade de resolvê-los. Como os problemas tendem a afetar muita
gente, todos serão gratos.
Olhe para fora
Observe as exceções – É bem provável que por trás de uma exceção haja um
problema a ser evitado ou uma oportunidade a ser aproveitada. Por exemplo, uma
solicitação diferente de algum cliente pode indicar um novo nicho de mercado.
Busque idéias em outros universos – Quantas boas idéias, quantas
inovações lucrativas de fato podemos trazer de outras idéias já consagradas de
diversos segmentos? A Springer Carrier, por exemplo, inovou sua estratégia de
marketing trazendo do mundo da decoração a idéia do showroom.
Consulte outras pessoas – Para um bebê, ver seu pai sair voando é tão
natural como vê-lo acender a luz. Pessoas não oriundas do seu ramo de atividade
não sabem o que é possível ou não. Assim, podem dar sugestões novas, questionar
velhos paradigmas ou dar idéias de fato inexeqüíveis, mas que contêm partes que
podem ser aproveitadas.
Ouça os clientes - Nem sempre eles darão idéias prontas, mas com certeza
darão muitos indícios sobre suas necessidades. Esteja atento.
Ter idéias não é difícil, nem toma tempo. Basta acreditar no seu potencial e
estar alerta.
Referência:
vendamais.com.br
|
|
|