Um dos principais diferenciais que o empreendedor pode ter em seu negócio é o
conhecimento. No entanto, uma confusão comum é confundir conhecimento com
informação, ou pior ainda, com dados.
Dados: é o conjunto de fatos e números que você coleta a
respeito de sua empresa e seu mercado. Podem ser estatísticas, notícias,
eventos, etc. Para ter bons dados, sua emprese deve ter um sistema de gestão
eficiente, com indicadores escolhidos cuidadosamente e que mostrem corretamente
sua situação. Dados do mercado devem ser pesquisados em fontes confiáveis.
Informações: é a primeira fase do processamento dos dados. O
que significa aquilo que foi coletado? Quais tendências estão sendo observadas?
A análise de fatos e dados irá gerar informações que serão importantes para seu
negócio.
Conhecimento: é a aplicação das informações para transformar
a realidade de seu negócio e seu mercado. Um bom empreendedor sabe identificar o
que está por trás das informações obtidas e obtém com isto um conhecimento que
aplicará de forma estratégica para diferenciar seu projeto ou seu negócio.
Vejam a seguir um exemplo simples:
Dados:
- Crescimento do e-commerce no Brasil a taxas acima de 10% ano
- Aumento no número de computadores nos lares brasileiros
- Aumento no número de usuários de redes sociais na internet
- PIB cresce ao ritmo de 4% ao ano
Informações:
- O crescimento do e-commerce continuará em ritmo acelerado, já que o país
está crescendo e mais pessoas usarão a internet.
- Os hábitos de compra pela internet estão mudando, devido ao crescimento
das redes sociais.
Conhecimento:
- Os sites tradicionais de e-commerce perderão espaço para comunidades de
compras nas quais a informação é compartilhada entre usuários que buscam
mais qualidade e menores preços. A empresa XYZ pode alterar sua estratégia
na internet de forma a se beneficiar desta mudança com os projetos A e B.
Deve haver, portanto, um fluxo natural desde a coleta de dados até a criação
de conhecimento. Isto deve acontecer de forma deliberada em sua empresa, não
deixe que este fluxo seja quebrado por burocracia, falta de tempo ou falta de
visão.
Avalie como você processa os dados, informações e conhecimento em seu
negócio. As medições são corretas? A análise é coerente? As ações estratégicas
estão claras em relação às informações obtidas?
Que fique claro: não estou minimizando a importância de dados e informações.
O conhecimento que mudará seu negócio para melhor depende de bons dados e
informações, portanto sempre deve ser buscado o conjunto.