Atitudes que poderão evitar ou
amenizar os problemas de LER/estresse nos operadores de telemarketing.
A fisioterapeuta especializada em ergonomia Claudia
Nammour Rossi dá dicas de atitudes que, se seguidas diariamente, poderão
evitar/amenizar problemas de LER/estresse nos operadores de telemarketing.
Claudia, também, é diretora da Cnrossi Ergonomia e presidente do Conselho
Deliberativo da Anafit (Associação Nacional de Fisioterapia do Trabalho).
- Periodicamente relaxe os braços, soltando-os ao longo do corpo, feche os olhos
e respire da seguinte forma: Inspire profundamente enchendo a barriga de ar,
solte o ar vagarosamente, murchando completamente a barriga. Repita esta
respiração de forma lenta por 5 vezes.
- Periodicamente, desvie os olhos do computador e olhe para diferentes
distâncias, de um ponto próximo ao infinito.
- Beba pequenos goles de água ao longo de sua jornada de atendimento.
- Periodicamente , alterne de ouvido o fone do head set.
- Mantenha seu posto de atendimento organizado e limpo, sem papéis ou objetos
desnecessários.
- Alterne a postura de pé e sentado ao longo de seu dia.
- Pratique a terapia do sorriso...sorria para todos de forma sincera e transmita
energia positiva, o nosso cérebro entende o sorriso como um momento agradável e
libera endorfinas que nos dão uma sensação de prazer.
- Mantenha os pés bem apoiados no chão.
- Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira.
- Mantenha os joelhos num ângulo de 90.º graus.
- Mantenha os antebraços apoiados sobre a mesa de trabalho.
- Mantenha os punhos retos.
- Não digite com força.
- Digite com o maior número de dedos possível.
- Mantenha o monitor de vídeo à sua frente.
- Mantenha os objetos de uso freqüente dentro de sua área de alcance.
- Realize sempre que possível a ginástica em seu ambiente de trabalho.