Negócios / Empreendedorismo - Gestão: A palavra mágica
A palavra ‘gestão’ tem sido muito pronunciada nos últimos tempos e diversas
ações no sentido da melhoria da gestão têm sido implementadas em diversos
segmentos da sociedade.
O grupo Gerdau transformou as suas siderúrgicas nas mais produtivas do mundo em
função da forma de gestão usada pelo seu presidente, Dr. Jorge Gerdau, o qual
identificou que não adianta somente as empresas serem competitivas, se o Estado
continuar gastando mal os impostos que a sociedade paga. Visando melhorar a
gestão do Estado brasileiro, nos seus três níveis de poder, o Dr. Jorge Gerdau,
juntamente com outros nove empresários de peso da economia brasileira,
resolveram criar o Movimento Brasil Competitivo – MBC, que vem fazendo um
esforço muito grande para melhorar a gestão do Estado, com ações inclusive no
Estado do Rio de Janeiro, com o novo governo, e com isso, melhorar a
competitividade das empresas brasileiras.
O que significa a palavra gestão e como podemos aplicar os seus princípios no
varejo têm sido perguntas freqüentes feitas por muitos pequenos e médios
empresários do segmento varejista, que vou procurar responder de forma simples e
objetiva.
A gestão significa, aumento de venda ou receita e redução de despesas o que se
consegue fazer através da melhoria dos processos. No varejo, todas as ações de
gestão devem estar concentradas com foco no aumento de venda e na redução de
despesas, ancoradas na melhoria dos processos, que são os caminhos possíveis
para melhorar a lucratividade das nossas operações.
Com base nesses princípios de gestão, sugiro que você faça uma reflexão e
estabeleça quatro ações que podem ser implantadas de imediato na sua empresa
para aumentar as vendas e quatro para reduzir as despesas. E quais são os quatro
principais processos que podem ser melhorados para garantir que as ações sejam
efetivamente implementadas?
Exemplos de alguns processos que podem contribuir para o aumento de venda e
redução de despesas em uma empresa varejista:
» Melhorar a qualidade do atendimento, com equipe treinada e desenvolvida
para prestar um serviço de superior qualidade ao cliente;
» Sistema de avaliação periódica da equipe de venda com indicadores de
desempenho que possam medir o desempenho de cada vendedor e cada loja
separadamente;
» Sistema de controle de resultado por loja, que permita conhecer as
vendas mensais, todas as despesas incorridas, inclusive o custo dos produtos
vendidos com o resultado líquido (lucro ou prejuízo), de cada loja. Lembre-se o
que não se mede, não se melhora. O simples fato de você conhecer todas as
despesas da sua operação já é um bom início para proceder à redução;
» Sistema de gestão de estoque por categoria, que permita conhecer a
participação de cada categoria nas vendas, no estoque e nos lucros da loja;
» Muitos outros.
Referência:
vendamais.com.br
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