Banco / Cheque / Conta - Banco envia cartão sem solicitação; consumidor deve atentar a finanças e direitos
Para conquistar as pessoas que ainda não possuem um plástico, os bancos
costumam enviar cartões de crédito aos consumidores mesmo sem solicitação,
segundo o consultor financeiro Cláudio Boriola. Mas adotá-los requer bastante
atenção, principalmente em relação ao orçamento e aos direitos dos cidadãos.
Isso porque, por mais que o contrato preveja o envio do cartão, o consumidor
deve atentar às suas finanças, para avaliar as vantagens de se obter outro
plástico. Primeiro verifique o valor da anuidade e, se não for usá-lo, nada de
desbloquear. Ligue para o banco e peça o cancelamento do cartão.
Direitos do consumidor
Ainda de acordo com Boriola, receber o cartão de crédito sem ter solicitado fere
o Código de Defesa do Consumidor (CDC), mas as instituições o fazem para lucrar
mais.
"O raciocínio é bastante lógico: quanto maior a quantidade de pessoas que
aderirem a este produto, maior a obtenção dos lucros pelas administradoras. Elas
ganham em dois sentidos, do consumidor e do comerciante", disse o consultor
financeiro.
Anuidades
Segundo o consultor, todas as pessoas que possuem cartão de crédito pagam, em
média, de 5% a 7% de anuidade.
"Nada contra essa remuneração, porém são percentuais definidos quando do
credenciamento, que irão proporcionar maiores alternativas para conquistas de
futuros clientes aos estabelecimentos comerciais. Também, nada contra as
anuidades cobradas ao consumidor que possui o cartão de crédito, que deve pagar
pela prestação de serviço. Somos (consultores) contra, sim, a cobrança de juros
extorsivos, multas e outros débitos indevidos", disse.
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