A internet tem ganhado cada vez mais importância dentro da gestão estratégica
de vendas por ser um dos canais que mais cresceu nos últimos anos. Muitos
clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, não tomam uma decisão de compra
sem antes consultar vários sites, não apenas comparando preços, mas,
principalmente, unindo as informações necessárias para tomar a melhor decisão.
Pedimos a Jim Sterne, autor do livro "Web Metrics" e presidente da associação
norte-americana de Web Analytics, para que nos contasse o que uma empresa deve
medir no seu site se realmente quiser que ele cumpra sua função estratégica
dentro do mix de canais de vendas.
Investir em um site sem medir o que está funcionando e o que não está é mais ou
menos como jogar na loteria - você fica torcendo para acertar e acha que quase
não tem como influenciar o resultado. Felizmente, isso não é bem verdade, pois
basta você verificar as coisas certas e tomar as medidas necessárias. Vejamos,
então, quais são os dez principais itens nos quais você deve prestar atenção, de
acordo com Jim Sterne.
1. Velocidade.
2. Erros.
3. Quantas pessoas visitam seu site?
4. Quais são as páginas mais visitadas?
5. Para onde eles foram?
6. O que elas estão procurando?
7. Como elas chegaram até aqui?
8. Alcançamos nossos objetivos?
9. Seus visitantes ficaram felizes?
10. Você está ligando o site ao restante da empresa?
Estabeleça metas e objetivos para o site. Faça com que estejam alinhados com os
principais objetivos da empresa. Meça o que achar que realmente importa e ouça
os clientes. Faça as alterações que achar necessárias. Meça de novo. Repita o
processo, pois um site é um organismo vivo e está sempre em evolução. Esse é o
segredo para ter um site mais lucrativo, rápido e atraente para seus clientes e
que ajude sua empresa a atingir seus objetivos.