Quando o salário ganho no final do mês não paga as contas e o orçamento
realmente aperta, é preciso encontrar alternativas para incrementar a renda.
Então, diante dessa situação, você resolve vender produtos para amigos e
familiares, como aqueles de catálogos de cosméticos ou chocolates e doces.
No entanto, sem muito resultados, você decidiu romper barreiras e começou a
vender esses produtos na empresa, o que deve ser feito somente com o
consentimento do dono. Você sabe quais as conseqüências que isso pode ter para
sua imagem? Veja os pontos positivos e negativos do comércio na empresa.
Incremento no orçamento
Imagine que você se interessa por determinado produto, mas não tem tempo de ir
comprá-lo, ou então, que você está no meio do expediente, mas sentiu uma fome
muito grande. Nessas ocasiões, seria interessante ter alguém que fornecesse
esses produtos, não é?
Por situações como essa, que pessoas conseguem uma renda extra ao vender
produtos na empresa. Além disso, são realizados contatos, já que seu amigo de
trabalho poderá fazer propaganda para a família, presentear o filho com um
chocolate e, com isso, quem ganha, é você.
Socialização
Para vender é preciso contato e, com isso, você acaba se socializando dentro da
empresa: o funcionário acaba por ser visto ou procurado. Sabendo sua identidade,
as pessoas acabarão tendo mais informações sobre seus trabalhos e projetos e,
consequentemente, você terá destaque.
Mas, para que isso aconteça, quando for abordado é preciso ser educado e
fornecer bastante informação sobre o produto. Busque qualidades de vendedor e
boa sorte!
Foco
Apesar de seu orçamento estar mais equilibrado por causa das vendas, você não
deve focar somente no que irá comercializar quando entrar na empresa. Isso
porque seu desempenho deve ser mantido e as interrupções em meio a um projeto,
por alguém que quer um doce ou uma bijuteria, não podem acontecer.
Tenha sempre em mente que a maior parte de seu ganho vem do salário e que, por
isso, é seu emprego que deve ser valorizado e não as vendas para ganhar um
dinheiro extra. Cuidado para não perder o foco, e o emprego.
Inconveniência
Cuidado para não forçar as pessoas a comprarem seus produtos. Afinal, elas estão
na empresa para trabalhar e não para consumir. Nada de frases como: "me dá uma
ajuda" ou "estou precisando", já que ninguém precisa saber de sua situação
financeira. Não apele para que os outros comprem e não ofereça a todo o momento,
somente diga que trouxe o produto e que avisem para quem quiser.
Também não rejeite as pessoas que não consumirem seus produtos. Elas não são
obrigadas a ajudar e podem não concordar com a prática, já que, em muitos casos,
pode atrapalhar a concentração no ambiente de trabalho.