Franquia / Franchising - Franchising: O que é ?
O Franchising é um método para a distribuição de produtos e/ou serviços cujo
sucesso depende, fundamentalmente, da capacidade de se reproduzir, em diferentes
locais e sob a responsabilidade de diferentes pessoas, um mesmo "conceito de
negócio".
A uniformidade ou padronização da rede é um dos fatores de sustentação do
Franchising. Ou seja, ao pedir um hambúrguer em Porto Alegre, o cliente deverá
receber o mesmo tratamento e o mesmo produto que receberia num outro
estabelecimento da mesma rede, situado, por exemplo, em Manaus.
Num relacionamento de franquia, há normalmente duas partes: de um lado, o
franqueador (o dono da marca e do sistema e quem concede a franquia) e, de
outro, o franqueado (aquele que implanta a loja, o restaurante, a assistência
técnica ou o que seja que o franqueador o autorize a instalar, operar e
administrar).
O Sistema de Franchising garante uma série de benefícios a quem pretenda operar
o seu próprio negócio. Além de oferecer a oportunidade de trabalhar com uma
marca conhecida, uma boa franquia pressupõe a existência de um conceito de
negócio previamente testado e aprovado no mercado. Ou seja: o franqueado não
precisará "reinventar a roda".
Em princípio, um franqueador profissional deverá transferir a seus franqueados a
experiência que desenvolveu, orientando-os em tudo o que diga respeito à
implantação, operação e gestão do negócio franqueado. Ou seja: deverá fornecer
aos mesmos um "formato", ou padrão, que os auxilie a reproduzir (ou até mesmo
superar) o sucesso que ele, o franqueador, esteja alcançando em seus
estabelecimentos próprios.
Para isso, um bom franqueador deverá oferecer, entre outras ferramentas,
treinamento e manuais para garantir a qualidade e a consistência de cada um dos
estabelecimentos que usam a sua marca. De sua parte, cada franqueado deverá
implantar, operar e administrar o negócio de acordo com os padrões ditados pelo
franqueador. Isso mantém a unidade da rede.
|