Os consumidores sabem que o atendimento é fundamental na hora de realizar uma
compra. No entanto, você sabia que um bom atendimento faz com que você gaste
mais em uma loja?
Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte com 100 mil norte-americanos,
divulgada pelo Diário do Comércio, periódico da Associação Comercial de
São Paulo, mostrou as diferenças de gastos entre os clientes de lojas de
departamento e em lojas especializadas, comprovando que o atendimento é decisivo
na hora da compra.
Dentre as lojas de departamento, os consumidores melhores atendidos gastam mais
US$ 5 do que os insatisfeitos com os funcionários. Já nas lojas especializadas,
esta diferença sobe para US$ 78.
Experiência dos vendedores
No Brasil, o resultado não é diferente. Segundo pesquisa realizada pela Provar,
o quesito mais valorizado pelos consumidores brasileiros na hora da compra é o
atendimento rápido (58% dos entrevistados).
Em seguida, vieram tópicos relacionados com os funcionários: vendedores
simpáticos (55%) e atendentes pacientes (50%). Na contramão, entre pontos que
fazem com que os brasileiros desistam das compras, estão mau atendimento (79%),
vendedores que não "desgrudam" (81%) e funcionários que "empurram" mercadorias
(76%).
Motivos de desistência da compra
Além de o mau atendimento fazer com que os clientes desistam das compras, outros
fatores fazem com que as pessoas saiam das lojas com as mãos vazias. Na pesquisa
realizada pela consultoria Deloitte, 38% das pessoas estavam apenas visitando e
passeando nas lojas.
Outras 21% afirmaram que não consumiram porque não encontraram o que precisavam,
enquanto 15% não gostaram do preço da mercadoria.
No entanto, todos estes pontos podem ser revertidos pelos comerciantes, caso os
funcionários sejam bem preparados e consigam atrair os consumidores,
ajudarem-nos na procura pelo que querem e tenham autonomia para negociar
valores.