Negócios / Empreendedorismo - Delivery: entregas sob encomenda ajudam a fidelizar cliente
A fim de oferecer cada vez mais comodidade aos clientes, os
serviços de entrega sob encomenda, ou delivery, tornam-se cada dia mais
populares e comuns. O instrumento já é utilizado por todos os segmentos do
comércio, como açougues, óticas, restaurantes, entre outros.
A ferramenta é poderosa na busca pela fidelidade do cliente e para que o
estabelecimento se diferencie da concorrência. Em casos mais extremos, como no
varejo de auto-peças, o delivery é a única forma encontrada de não perder
a clientela.
Como oferecer o serviço
As entregas em domicílio podem ser feitas de vários modos, de acordo com o tipo
de produto e com a distância. Seja de caminhão, perua, carro, moto, bicicleta,
ou mesmo a pé, o importante é que o produto chegue conforme o combinado.
Para que não haja deslizes, os entregadores devem ser treinados, da mesma
maneira que o vendedor do balcão, pois ele será a "cara" da empresa perante o
cliente.
Entretanto, é preciso ficar atento, pois o serviço não substitui completamente
os outros canais de venda. Além disso, é preciso analisar os custos operacionais
do sistema, o raio de influência e de onde vêm os clientes.
Vantagens
Além da comodidade, as entregas sob encomenda garantem ganho de tempo, na
pesquisa de preço e no trânsito, para os clientes, que também não ficam sujeitos
aos perigos das grandes cidades.
De acordo com uma pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar),
44,2% das pessoas em São Paulo compram através do delivery, contra 31,5%
que não o fazem e 24,3% que utilizam o serviço raramente.
Além disso, 84% dos entrevistados costumam fazer seus pedidos à noite,
especialmente nos fins de semana (82%). Estima-se que, somente no segmento de
alimentação, existam 40 mil deliveries, sendo que 6 mil deles estão
situados em São Paulo.
Com informações do Diário do Comércio, periódico da Associação Comercial de São
Paulo.
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