Utilidades - Bilhetes e Passes: Estudantes: ônibus e metrô
Estudantes: ônibus
e metrô
Ônibus
O Passe Escolar proporciona aos estudantes um desconto de 50% no pagamento da
tarifa de ônibus. Os alunos que têm direito a esse benefício devem estudar em
escolas localizadas no Município de São Paulo e morar a uma distância superior a
1 Km da instituição de ensino. Nesse trecho devem operar linhas de ônibus que
façam o percurso de ida e volta da residência até a escola.
Para ter acesso ao benefício o aluno tem duas opções:
1 - Solicitar Carteira de Passe Escolar Conveniada (UMES ou UNE):
O aluno deve entregar na secretaria da escola uma foto 3 x 4, o formulário
preenchido e assinado e pagar uma taxa de R$ 22,10, correspondente a 13 tarifas
de ônibus vigentes na data da solicitação.
2 - Solicitar uma Carteira de Passe Escolar "Só Cotas":
O aluno deve entregar na secretaria da escola o formulário preenchido e assinado
e pagar uma taxa de R$ 8,50, correspondente a 5 tarifas de ônibus vigentes na
data da solicitação.
O estabelecimento de ensino encaminha a documentação para a São Paulo Transporte
(SPTrans), que estabelece um prazo máximo de 20 dias úteis a partir da data de
entrega para a emissão da nova Carteira.
O aluno pode efetuar a compra da cota mensal em até duas vezes, devendo
ser adquirida somente a quantidade necessária para sua utilização, pois, após o
vencimento impresso no passe, ele perderá a validade.
Renovação da Carteira
A Carteira de Passe Escolar Conveniada - UMES/UNE ou a Carteira de Passe Escolar
"Só Cota" deve ser renovada a cada ano.
Todos os anos, a SPTrans convoca as escolas para efetuarem o seu cadastramento
ou recadastramento no Setor de Carteira Escolar a partir da segunda quinzena de
novembro do ano letivo anterior. Essa medida viabiliza a solicitação da Carteira
pelo aluno no ato da matrícula ou da rematrícula, de modo que eles possam
utilizar os passes no início das aulas.
Controle de cotas
O controle de cotas de passes passou a ser feito pelo Cartão de Identificação
do Estudante, dotado de código de barras, e do vale-cota de Passe Escolar
Ônibus, em papel.
O Cartão de Identificação do Estudante é confeccionado em três versões. A
escolha é do aluno, que pode solicitar o Cartão de Identificação Exclusivo para
Passe Escolar SPTrans ou o Cartão de Identificaçao da Entidade Estudantil (UMES
ou UNE) conveniada com a SPTrans.
Desde julho de 2002, é obrigatória a apresentação do Cartão de Identificação do
Estudante com código de barras juntamente com o vale-cota de Passe Escolar
Ônibus em papel para a compra de passes escolares nos Postos da SPTrans. Não é
emitida 2ª via do vale-cota em papel. Por isso, mantenha-os em lugar seguro.
Perda da Carteira
Os representantes das escolas e faculdades e os estudantes que quiserem alterar
a cota, comunicar a perda da carteira ou solicitar a 2ª via do Cartão Escolar
devem procurar a SPTrans:
Rua Joaquim Carlos, 655 - Pari.
Para mais informações, o interessado pode ligar para (11) 6692-6649 ou enviar um
e-mail para
cartaoescolar@sptrans.com.br
Pedidos de Carteira de Passe Escolar: postos autorizados
A São Paulo Transporte autorizou o recebimento dos pedidos de Carteira de Passe
Escolar pelas entidades estudantis UNE e UMES. Assim, o número de postos de
atendimento aos representantes dos estabelecimentos de ensino, que devem
entregar os formulários preenchidos, aumentou de um para seis unidades.
A UMES - União Municipal dos Estudantes Secundaristas - atende as
escolas, das 8h às 17h, em quatro locais da cidade:
- Santo Amaro - Rua Suzana Rodrigues, 57 (próximo ao
Largo 13 de Maio). Tel.: (11) 3453-4507
- Lapa - Rua Catão, 486 (próximo à Subprefeitura da
Lapa). Tel.: (11) 3873-0639
- Carrão - Rua Pedro Bellegard, 310 (próximo à Estação
Carrão do Metrô). Tel.: (11) 6942-0335/ 6198-3910
- Bela Vista - Rua Rui Barbosa, 323 (travessa da Av.
Brigadeiro Luís Antônio). Tel.: (11) 289-7475/ 289-7432
- Paraíso - Rua Vergueiro, 2.485 (próximo à Estação Ana
Rosa do Metrô). Tel.: (11) 5571-5616
A UNE - União Nacional dos Estudantes atende as faculdades, das 9h às
17h, na Rua Vergueiro nº 2.485 (próximo à estação Ana Rosa do metrô). Tel.: (11)
5574-7821 e 5574-0483.
Metrô
Terão direito ao benefício somente os alunos regularmente matriculados e
professores no exercício da profissão nos níveis de ensino indicados abaixo e
que utilizam o Sistema Metroviário no trajeto compreendido entre a residência e
a Instituição de Ensino e vice-versa:
Ensino Fundamental - Regular e Supletivo
Ensino Médio - Regular e Supletivo
Cursos Profissionalizantes de Nível Técnico, nos termos do artigo 3º do
Decreto Federal 2.208, de 17/04/97
Curso Superior
Os interessados deverão retirar o
Formulário de Cadastramento do Estudante/ Professor nas Instituições de
Ensino em que estiverem regularmente matriculados/ registrados.
Após o preenchimento, o solicitante deve efetuar o pagamento da taxa de emissão,
no valor de R$ 5,00, em qualquer agência do Banco Nossa Caixa e devolvê-lo à
Instituição de Ensino, para que esta encaminhe ao Metrô para análise da
solicitação e emissão da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano.
Os alunos e professores deverão anexar ao formulário de cadastramento,
obrigatoriamente, para realização de análise, cópias do documento de identidade
(RG) e do comprovante de residência.
As Carteiras emitidas serão entregues às Instituições de Ensino para serem
entregues aos estudantes e professores solicitantes. A aquisição dos Bilhetes
Escolares deverá ser feita nos
Postos de Venda Oficiais da Companhia do Metrô.
Utilização
Os Bilhetes Escolares somente poderão ser utilizados no trajeto entre a
Instituição de Ensino e residência do aluno ou professor e vice-versa, em dias e
horários compatíveis com os dias e horários de aula. A Companhia do Metrô
exercerá fiscalização sobre a utilização do benefício, estando os estudantes e
os professores sujeitos às penalidades previstas no Regulamento de Transporte,
Tráfego e Segurança da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, em caso
de utilização indevida ou tentativa de fraude.
Para esclarecimentos adicionais, entrar em contato pelos dos telefones: (11)
3179-2229 e 3179-2230, ou mande um e-mail para:
cart_estudante@metrosp.com.br
Fonte: Prefeitura de São
Paulo, SPTrans e Companhia do Metropolitano de São Paulo
|