Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Ações / Bolsa de Valores - Onde obter informações sobre o mercado ? 

Data: 30/05/2007

 
 

O mercado de ações é movido a informação.
Todos os envolvidos ( compradores, vendedores, corretoras, etc ) demandam informações, em quantidade suficiente e com qualidade, sobre as empresas, setores da economia e macroeconômicos, os negócios realizados e em andamento e os respectivos investidores.

A informação sobre o passado e o presente é, de início, utilizada para a avaliação de desempenho de uma ação ou do mercado como um todo. Mas, a utilização mais nobre da informação é servir como base para projetar o comportamento futuro.
As mesmas informações podem gerar interpretações diferenciadas. Isto acontece normalmente, resultando comportamentos diferenciados, como por exemplo, alguns considerarem que é momento de vender determinada ação, enquanto outros tantos decidem que é hora de comprar. Nesse caso, muitos negócios seriam fechados, sem que fosse exercida qualquer pressão sobre o movimento dos preços.

As interpretações diferenciadas devem-se principalmente a três fatores: o primeiro, é uma análise equivocada; o segundo, reflete diferenças no horizonte de investimento, ou seja, curto, médio e longo prazos; por fim, o terceiro, resulta de diferenças nos graus de risco tolerados.

Para evitar análises equivocadas, o investidor conta com um profissional especializado, o analista de mercado. Atuando de forma independente ou como funcionário de uma instituição intermediária, o analista deve sempre ser consultado antes de se tomar decisões quanto à composição de carteiras de investimento e ao momento mais adequado à compra e venda de ações.

Obrigatórias ou espontâneas, as informações são alvo de cuidadosa regulamentação por parte do órgão regulador do mercado, a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, e das bolsas de valores, objetivando evitar a chamada informação privilegiada. Esta significa a informação fornecida de forma restrita a certos agentes, pelas empresas ou por intermediários, em menor tempo ou melhor qualidade ou quantidade do que a distribuída ao público em geral, possibilitando ganhos resultantes do diferencial de informações, aos favorecidos por tal prática. A regra básica vigente é que toda a comunidade dos investidores receba as mesmas informações, ao mesmo tempo, cabendo punições para os infratores.

Informações sobre as Companhias Abertas
Para que a companhia possa manter sua condição de companhia aberta e negociada em bolsa é necessário que sejam cumpridas as exigências legais e institucionais decorrentes da abertura, entre as quais a divulgação de um conjunto básico de informações periódicas e eventuais, destacando-se as seguintes:

· Relatório da Administração, Demonstrações Financeiras Anuais e respectivo parecer de Auditoria Independente
· DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas *
· ITR - Informações Trimestrais*
· IAN- Informações Anuais*
· AGO/E(s) : edital e atas
· Divulgação de Fato Relevante

Todos os itens de informação acima são enviados à CVM e às bolsas em que a companhia tiver se registrado e ficam disponíveis para consulta ao público.

Como exemplo de fatos relevantes tem-se acidentes que interrompam drasticamente o fluxo normal de receitas e resultados, mudança de controle acionário, fusões e cisões e alterações significativas na composição do ativo da empresa.

Além da divulgação das informações legais, dentro dos prazos e veículos específicos, as companhias devem manter a Diretoria de Relações com o Mercado e o Departamento de Acionistas para atender as demandas pertinentes dos investidores.

Atualmente, a informação ganhou perfil de ferramenta mercadológica. A companhia que busca reconhecimento junto ao mercado e objetiva fixar sua imagem institucional, mantém uma política de divulgação de informações superior ao patamar estritamente legal.
São comuns as apresentações voluntárias à comunidade de investidores, notadamente na ABAMEC - Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais. As empresas também costumam enviar mensagens através da mídia ou em informes escritos aos acionistas, visando consolidar um canal permanente de informação.
Informações sobre o Mercado

Além de disponibilizar as informações legais das companhias, as bolsas divulgam dados sobre os negócios realizados e o funcionamento do mercado. A BOVESPA mantém um sistema próprio de informações ao mercado.

Internet

Como você pode observar, no site da BOVESPA os usuários têm acesso a informações, em português e inglês, sobre produtos e serviços, dados gerais da BOVESPA, cotações de ações e informações das respectivas empresas.

CIB - Centro de Informações Bovespa

O CIB é responsável pelo atendimento das dúvidas do público em geral sobre o Mercado de Ações e sobre a Bolsa de Valores de São Paulo e seus produtos e serviços. Também é o departamento responsável pela venda e distribuição das publicações produzidas na BOVESPA e dos balanços das companhias listadas.

O CIB atende no seguinte endereço:

R. XV de Novembro, 275, 5º andar - das 9:00 às 14:00, ou através dos telefones: (0-xx-11)233-2178/2238, fax: 233-2423/2331.

Disque Bovespa

Serviço informatizado, interativo e em tempo real, que permite o acesso, por voz digitalizada e boletins via fax, a todas as informações relativas às negociações na BOVESPA: Índice Bovespa, IEE e IBX, volume negociado, mercado a vista, mercado de opções e mercado a termo. O Disque Bovespa está ininterruptamente disponível para todo o estado de São Paulo, pelo telefone 900-0780.



 
Referência: Financenter.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
MotivaçãoPalavras e atitudes que detonam a motivação e o clima
Carro / VeículoPreço dos pedágios pode representar 45% do gasto total das viagens de carro
MotivaçãoQuer ser promovido?
Carreira / EmpregoSer patrão ou empregado é a 1ª decisão da vida profissional
Carreira / EmpregoSaiba como tornar reuniões via videoconferência mais eficazes
Finanças pessoaisAntes do sim: casal deve estar bem informado sobre a divisão de bens
Carro / VeículoNa hora de comprar um automóvel, qual a melhor opção de pagamento?
Carreira / EmpregoMudar de profissão é possível em qualquer fase, mas cada uma delas tem seus riscos
Modelos de documentosRequerimento: Pedido de remessa de defesa a autoridade de outro estado
Turismo / ViagensMau atendimento, direitos e deveres do passageiro