Atualmente um novo perfil de cliente tem se apresentado para as empresas.
Este consumidor é conectado, principalmente às redes sociais. Por isso, cada vez
mais as empresas devem se adaptar ao perfil desse cliente, a fim de facilitar
sua experiência. "Não podemos ignorar as particularidades do consumidor 2.0, mas
sim oferecer soluções que diminuam a distância entre a experiência do cliente e
as interações de atendimento", afirma Ariovaldo Ferreira, presidente da Adedo,
empresa de call center.
"Na verdade, atualmente, as operações de televendas possuem o grande desafio
de vender para este novo consumidor, que na maioria utiliza dispositivos móveis
como sua principal forma de comunicação", comenta Ferreira. Com esse cenário e
desafio, o presidente afirma que com o atendimento multicanal, as televendas
podem expandir os canais de contato com o consumidor, sendo possível trabalhar
com foco em clientes potenciais e, consequentemente, aumentar as taxas de
penetração das campanhas de cada produto.
Ferreira assume que os resultados nas operações de televendas são maiores
quando oferecem facilidades nos canais de comunicação existentes, inovando cada
vez mais na forma de entrar em contato com o consumidor. "Ouvir o cliente é
fundamental, e hoje em dia o lugar para encontrá-los são as redes sociais, que
possibilita que o consumidor converse e interaja diretamente com a marca",
aconselha o presidente.
É necessário verificar as tendências do mercado de vendas e oferecer soluções
diferenciadas em televendas. "Desta forma, os contact centers são transformados
em Empresas 2.0, trabalhando de acordo com as expectativas e necessidades de
cada cliente, utilizando novas ferramentas de canais de comunicação que atraiam
o interesse do público-alvo", finaliza Ferreira.