oje em dia é dada muita importância ao "falar" bem. Porém, antigamente a
condição era diferente, trabalhava-se de maneira isolada, as salas eram
privadas. Hoje temos ambientes de trabalho abertos e profissionais atuando de
maneira integrada. Para que as equipes estejam em harmonia é preciso uma
comunicação eficaz quer seja face a face, pelo telefone ou via e-mail.
O profissional pensava apenas em ter uma excelente formação técnica. Hoje ele
percebe que se não souber transmitir todo este conhecimento com competência
comunicativa o sucesso profissional é limitado. Prova disto é a seleção de
candidatos a uma vaga de emprego, que valoriza as habilidades de comunicação ao
observar como o candidato se comunica, com relação ao seu estilo de comunicação
(amigável, analítico, expressivo e controlador) e a interação com seus pares.
Deve-se, então, compreender o que é comunicar-se bem e saber comunicar-se.
Segundo o "Aurélio", comunicação é "participação, informação, aviso, transmissão
e convivência". Na prática, comunicar não é apenas o que eu falo e sim a forma
como eu falo e como isso chega até o interlocutor. Portanto, a comunicação só é
eficaz se houver uma modificação no outro. Para isso, o canal de transmissão da
mensagem entre o falante e o ouvinte deve estar aberto.
Para se comunicar bem todo mundo acha que deve usar palavras difíceis, termos
técnicos, enfim, ter uma linguagem sofisticada. Na realidade, o ideal é ser um
bom ouvinte, organizar seu discurso de forma clara e objetiva, ter um bom
conhecimento do assunto, usar o tom de voz adequado, ter uma dicção precisa dos
sons da fala e saber se comunicar com pessoas de diferentes hierarquias.
Existem pessoas que já nascem como bons comunicadores, mas a grande maioria
necessita de treinamento específico. Hoje há muitos cursos de graduação e de
pós-graduação que investem nesta área para preparar melhor os profissionais (MBAS).
As empresas cada vez mais buscam treinamentos para seus colaboradores, pois
observam que o investimento em comunicação valoriza o profissional, melhora o
relacionamento interno e com o cliente, aumentando sua produtividade. Tudo isto
proporciona melhora na qualidade de vida do funcionário e aumento da
lucratividade da empresa.
Na minha experiência como consultora em comunicação humana, vejo interesse de
empresas de todos os segmentos: financeiro, farmacêutico, de informática,
alimentício, acadêmico, etc. que dispõem de call e contact centers, equipes de
vendas e colaboradores em geral que usam a comunicação como principal
instrumento de trabalho.
Contudo, presencia-se regularmente falhas na comunicação. Uma pesquisa
realizada pela Harvard Business School constatou que 70% dos problemas que
acontecem nas empresas estão ligados direta ou indiretamente a falhas na
comunicação. A capacidade de trocar informações de forma eficaz permeia todas as
atividades corporativas, como gestão, planejamento, vendas, marketing e
desenvolvimento de equipes.