A internet é um dos principais canais de comunicação em que os profissionais
consolidam cada vez mais as suas ações. As campanhas de marketing são
idealizadas em um formato que se aplique ao público da web, dada sua imensa
capacidade de propagar as informações com rapidez, alcançando a grande massa de
internautas.
Parte da estratégia das empresas, as campanhas de marketing on-line exigem
certa atenção para que o efeito esperado não seja justamente o seu oposto. Ou
ainda, que o objetivo ultrapasse a estimativa inadequadamente. Poderíamos citar
diversos feitos e efeitos de "campanhas tiro no pé", mas do que adiantaria
ressaltá-las sem apontar soluções ou precauções que previamente poderiam ou
deveriam ser tomadas?
É difícil prever com exatidão o que poderá acontecer ao gerar uma campanha de
marketing na internet. Porém, durante o planejamento inicial é imprescindível
estar atento à questão da infraestrutura da web. Ao contratar um serviço de
hospedagem, é importante realizar uma espécie de consultoria de melhores
práticas a serem utilizadas. Desta forma, é possível evitar a indisponibilidade
do site por uma alta quantidade de acessos, por exemplo.
As empresas de hosting para campanhas on-line oferecem inúmeros serviços e
tecnologias para ajudar a sanar problemas antes mesmo de eles acontecerem. Desde
simuladores que testam o funcionamento do servidor, até dicas em como evitar
possíveis dores de cabeça advindas de pequenos detalhes. É importantíssimo o
critério na escolha do parceiro e conhecer o padrão de serviço por ele provido
assim como a velocidade com a qual consegue resolver contratempos comuns em
campanhas que atingem sucesso maior que o esperado.
Um dos acontecimentos mais comuns é o dimensionamento errôneo da
infraestrutura do ambiente. Isso acontece quando se conclui que o volume de
acessos não impacta diretamente no que foi contratado, ou ainda, que a dinâmica
da aplicação não cause uma necessidade de mudanças na arquitetura. Para evitar o
ocorrido, é importante compartilhar dados do plano de mídia e explicar à empresa
de hospedagem qual a dinâmica do site. Ou seja, se haverá ou não upload de
arquivos, campanhas de mídia em TV, Internet (em comunicadores, portais, redes
sociais), além da interação em tempo real com twitter e facebook.
Aliás, um exemplo típico é baseado em ambientes preparados para receber um
site institucional, sem grande apelo ou volume de acessos e que, sem aviso
prévio, ocorre uma divulgação no twitter feito por uma grande celebridade. Esse
tipo de ação, normalmente ocasiona picos de acessos simultâneos infinitamente
maiores que os dimensionados para suportar o site.
Portanto, a grande dica é sempre entender a volumetria dimensionada para a
campanha promovida, assim como qual o tipo de mídia foi contemplada. Expor a
real dinâmica do site; identificar os canais utilizados para exposição do
projeto na mídia e em quais datas/horas; verificar se o projeto tem
comportamento viral, onde os usuários começam a replicar o conteúdo entre si,
chamando cada vez mais usuários para o site e apurar se haverá campanhas ou
interação com redes sociais, microblog ou presença de celebridade divulgando
ativamente o projeto.
Com todas essas informações, é importante salientar que o compartilhamento de
todas as ações que a campanha irá demandar deve ser dividido com a empresa que
hospedará o site. Isso será um facilitador quanto ao dimensionamento mais
preciso de banda de internet e quantidade de servidores utilizados
proporcionando assim, maior sucesso no desenvolvimento da campanha.