Uma das formas mais sustentáveis de os líderes conquistarem o respeito dos
integrantes da equipe é pela admiração. No entanto, ser respeitado e ao mesmo
tempo admirado exige que o profissional acumule diversas competências e, acima
de tudo, passe por um processo de treinamento ou qualificação que o permita
desenvolver sua equipe.
O presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta, observa
que a principal característica que o líder precisa ter para conquistar o
respeito por meio da admiração é a autoconfiança. “O líder está na posição mais
alta, é ele quem conduz a as pessoas”, afirma Villela, observando que, se a
equipe não o vê como uma pessoa autoconfiante, dificilmente o respeitará.
Veja as 10 dicas que ajudam o líder a conquistar o respeito da sua equipe
pela admiração:
1- Viver por valores e liderar por exemplo - segundo Villela, a
palavra valor perdeu a conotação e o sentido de antigamente. A questão é que são
justamente os valores que direcionam as decisões profissionais. A sugestão,
portanto, é liderar segundo valores de lealdade, justiça e confiança, pois assim
o líder se torna uma pessoa confiável aos olhos dos integrantes de sua equipe e,
consequentemente, será admirado.
2- Definir foco - a importância de definir bem o foco que se pretende
atingir é que isso agiliza a conquistas dos resultados. De acordo com Villela,
“hoje em dia perde-se muito tempo por falta de foco” e profissionais que não
sabem administrar bem o tempo dificilmente serão admirados.
A lógica é simples: pessoas que têm foco realizam mais e, consequentemente,
tornam as organizações muito mais ativas, produzindo mais resultados. Um líder
que domina seu tempo, através da definição clara de objetivos e foco nos
indicadores de desempenho e metas, certamente será admirado.
3- Ser capaz de energizar as pessoas - mostrar que você é bom no que
faz, que tem valores e domina seu tempo não é o suficiente. É preciso fazer com
que as pessoas que integram a sua equipe se sintam motivadas. Segundo Villela,
para que isso seja alcançado, o líder precisa tratá-las como iguais e aprender a
desenvolvê-las.
A motivação é reflexo de como as pessoas estão dentro da equipe, e a
recomendação é que o líder observe os pontos fortes e fracos de cada um e
trabalhe no sentido de não deixar que os pontos fracos se tornem ameaças para o
time e para a organização.
4- Vendo as mudanças como oportunidades - “a responsabilidade do líder
é dar o exemplo”, afirma Villela. Com isso em mente, lembre-se de que, para ser
admirado, o profissional deve olhar as mudanças sempre como oportunidades e
difundir entre os membros da equipe a sensação de que mudanças não são sinônimo
de problemas.
5 - Autodesenvolvimento - o mercado é dinâmico, as empresas também.
Para ter sucesso, o líder precisa focar no seu desenvolvimento, pois assim ele
acompanha o mercado e agrega continuamente valor à organização. Essa postura se
reflete na sua equipe, pois, quando um profissional se desenvolve,
consequentemente ele compartilha com os demais membros da equipe esse
desenvolvimento. As pessoas usualmente admiram aquelas que agregam valor para a
empresa e para os demais profissionais.
6- Inteligência emocional - essa competência será fundamental para
conciliar conflitos. Desenvolver a inteligência emocional, segundo Villela,
permite que os líderes se coloquem no lugar dos demais profissionais, sendo mais
assertivo na hora de lidar com conflitos.
7- Viver pelo reconhecimento - para ser admirado, uma postura
fundamental é saber reconhecer o trabalho dos outros. Não só os grandes
trabalhos ou projetos, mas também as pequenas ações, que vão desde uma boa
intenção até uma atitude pró-ativa que não faz parte do escopo de trabalho do
funcionário.
Villela lembra que muitas empresas recompensam os grandes trabalhos, de
tempos em tempos. O líder, no entanto, deve se ater as pequenas atividades.
Lembre-se de que um simples “parabéns pelo trabalho” já é suficiente.
8- Capacitar as pessoas com o processo de coaching - uma das
atividades que passou a ser exigida do líder atualmente é que ele faça o papel
de coach de sua equipe. Se antes essa função era de responsabilidade da área de
Recursos Humanos, o mesmo não acontece atualmente, e o líder que tiver como
objetivo conquistar a admiração e o respeito dos membros da sua equipe precisa
se preocupar com isso.
O líder precisa ser capaz de utilizar técnicas apropriadas para fazer com que
as pessoas sejam capazes de contribuir mais com a equipe. Isso será positivo
tanto para o funcionário, que se sente mais motivado, quanto para a empresa, que
se beneficia de mais eficiência.
9- Rapidez no atendimento ao cliente - como conseqüência do item
anterior, ao desenvolver as pessoas, o líder faz com que os profissionais se
tornem habilitados a tomar decisões. Quando os profissionais fazem parte do
processo de tomada de decisão, eles se tornam mais motivados a resolver os
problemas.
10- Autoconfiança - um líder autoconfiante passa segurança. Um exemplo
de postura autoconfiante é daquele profissional que erra, admite o erro e propõe
novos caminhos para driblar o problema. “Pessoas competitivas são aquelas que
aprendem rapidamente com os erros”, lembra Villela.
A autoconfiança será fundamental para qualquer profissional na posição de
líder, já que essa posição depende das pessoas para que os trabalhos sejam
feitos e os objetivos alcançados. O líder autoconfiante sabe conduzir as
pessoas, fazendo com que elas trilhem esse caminho com ele.