Uma recente pesquisa de mercado feita pela Curriculum apontou que a maior
parte dos trabalhadores costuma ser demitida por apresentar um desempenho abaixo
das necessidades do empregador ou por manter um comportamento inadequado no
ambiente de trabalho.
A opinião foi compartilhada por 62% das empresas entrevistadas, ou seja, o
equivalente a 258 empregadores. Contudo, como saber se alguém está prestes a ser
demitido?
De acordo com o presidente da Curriculum e especialista em recolocação
profissional, Marcelo Abrileri, a resposta não costuma ser tão evidente, já que
as empresas não costumam transparecer suas reais intenções.
Portanto, fique atento! Alguns sinais podem ser indício de que as coisas não
estão indo bem.
Os sinais
Antes de imaginar que sua carreira está por um fio, observe as
responsabilidades de cada profissional. “Se os papéis do trabalhador começarem a
ser restringidos de maneira programada, significa que a esfera de atuação dele
está sendo reduzida e esta ausência de responsabilidades e novos projetos pode
indicar uma possível demissão”, diz Abrieli.
Para o presidente da Curriculum, tal situação também pode ocorrer na esfera
gerencial, quando um executivo deixa de ser convidado para reuniões estratégicas
que dariam continuidade às suas atividades dentro da empresa.
Redução de custos
Outros momentos que exigem atenção se referem à reestruturação de equipes,
afinal, nestas ocasiões são poucos os profissionais imunes aos cortes na
empresa. De acordo com Abrieli, as primeiras áreas afetadas são a comercial e de
marketing. “Diante da necessidade de redução ou otimização de custos, é muito
comum a aplicação de métodos como downsizing, a reengenharia de processos e a
terceirização de algumas atividades”, diz.
A atenção também se faz necessária em outros momentos, como na troca de
executivos ou na venda da empresa, pois são muitos os gestores e diretores que
preferem contratar uma equipe familiar. “Nas fusões, por exemplo, é comum ter
pessoas com características e competências similares. Por isso, é provável que
apenas uma parte destes profissionais continue na empresa”, explica.
Conflitos: problemas à vista
As situações de conflito também não costumam ser muito favoráveis, já que
qualquer sinal de desarmonia exige mudanças efetivas por parte da direção. Por
esta razão, o ideal é que o profissional avalie seu comportamento e seu
relacionamento com os demais membros da equipe e tenha certeza de que tudo está
bem. “Evitar posturas conflitantes é sempre a melhor solução”, conselha Abrieli.