Quem assume um cargo de liderança deve estar preparado para se deparar com
momentos de solidão, segundo alerta a consultora de recrutamento e seleção da
Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marion Caruso.
Isso porque, explica ela, há decisões que não podem ser compartilhadas e
informações que o líder deve guardar para si.
“Uma posição de liderança traz momentos de solidão. Há decisões que o líder
tem que tomar sozinho e informações que não podem ser repassadas. Momentos de
mudança na empresa, por exemplo, podem causar ansiedade na equipe. O líder,
então, deve manter a informação em sigilo”, explica Marion.
No caminho da liderança
Profissionais que estão começando a trilhar o caminho da liderança também devem
se preparar para enfrentar momentos de solidão.
Neste caso, entretanto, explica a consultora, a solidão se dá pelo fato de o
profissional se sentir excluído pelos membros da equipe.
“Qualquer oportunidade de promoção gera ciúmes e impacto no grupo como um
todo. Com certeza, esta pessoa vai sentir um tratamento diferente, mas ela deve
mostrar que é um aliado e não alguém a ser combatido”.
O que fazer?
Marion orienta aos profissionais que estão assumindo posições de liderança
que se mostrem parceiros e aliados dos outros membros da equipe.
Além disso, diz ela, ajuda se o superior deste profissional deixar as coisas
claras para a equipe. Este superior também deve se policiar para não dar um
tratamento diferente para o novo líder ou para qualquer outro membro do grupo,
para não deixar os outros profissionais inseguros pela falta de afinidade com o
gestor.
Para quem já está em cargos de liderança há algum tempo e ainda sofre com os
chamados momentos de solidão que a posição proporciona, a dica, segundo a
especialista, é tentar fazer uma liderança mais participativa ou mesmo buscar a
ajuda de coaching ou terapia.