Muitas lojas já permitem que o interessado em um carro o dirija durante alguns
dias antes de concluir a compra
Itavema: comprador de carro usado pode testá-lo durante três diasQuem já
comprou um carro usado conhece os riscos existentes nesse tipo de transação. No
dia da compra, o carro está em pleno funcionamento, lindo e limpo. Com o tempo,
entretanto, começam a aparecer os defeitos. Há carros que consomem muito
combustível. Algumas vezes é o valor do seguro que pode tornar a aquisição
proibitiva. Na primeira viagem mais longa, é possível que se descubra que o
banco do motorista é incompatível com sua coluna cervical. Nada é pior, porém,
que aqueles defeitos mecânicos que não foram identificados no dia da compra, mas
que começam a aparecer com uma constância cada vez maior. Chegar em casa
rebocado por um guincho vira rotina. E rapidamente aquela economia obtida no
momento da opção pelo carro usado acaba se tornando uma conta bem mais salgada.
Se você é desconfiado por natureza, mas não quer perder a chance de comprar
um carro por um preço interessante, saiba que algumas lojas já desenvolveram um
incentivo para atrair compradores com seu perfil. É possível testar um carro
durante alguns dias antes de tomar a decisão de compra. Nas lojas da Itavema,
uma das maiores redes de concessionárias do Brasil, por exemplo, é possível
rodar com um carro usado durante três dias antes de fechar a aquisição. Segundo
o gerente de seminovos Cristiano Moreno, a Itavema desenvolveu essa política
porque vende apenas veículos com baixa quilometragem e em bom estado em suas
lojas. "Apenas quem só vende carro de qualidade pode oferecer essa vantagem ao
comprador", diz Moreno. "Quando compramos um carro velho ou com alta
quilometragem, repassamos para outra loja revender."
Uma das primeiras a oferecer esse tipo de vantagem, a locadora de veículos
Avis permite que o cliente alugue um carro durante dois dias antes de comprá-lo
em uma de suas lojas de seminovos. Se o comprador aprovar o veículo e fechar
negócio, não terá de arcar com o custo de locação. Caso o test drive leve à
desistência da aquisição, no entanto, o cliente terá de pagar o valor das duas
diárias - uma política que afasta o surgimento de falsos interessados.
Segundo Cláudio Gottsfritz, gerente de seminovos da Avis, a empresa adotou a
estratégia de permitir a locação prévia como forma de acabar com o preconceito
existente com o carro vendido por locadoras. Muita gente acha que, por não ter
um dono, os carros de aluguel são mal cuidados e tendem a apresentar mais
defeitos que os das lojas comuns. No entanto, diz Gottsfritz, essa não é a
realidade de quem visita uma das lojas da Avis. Os seminovos à venda têm no
máximo dois anos de uso e menos de 45.000 quilômetros rodados. Boa parte dos
veículos foi usada por uma única pessoa - já que a Avis costuma fornecer carros
a empresas que concedem a seus executivos um automóvel como benefício. Mesmo os
veículos oriundos da locação diária costumam passar por revisões bem mais
constantes do que a média, afirma Gottsfritz.
A mesma estratégia de locação prévia pode ser utilizada por quem está
interessado em um carro novo. Imagine alguém que deseje comprar um Toyota
Corolla. Antes de desembolsar ao menos 61.000 reais, essa pessoa pode entrar em
uma locadora, alugar um carro idêntico ao que sonha em comprar, rodar durante 24
horas e descobrir boa parte dos defeitos daquele modelo - gastando cerca de 300
reais. Para que até os problemas de desgaste fiquem aparentes, a dica de
especialistas é fazer exatamente o que você nunca faz ao alugar um carro: peça
para o funcionário da locadora lhe fornecer o automóvel com a quilometragem mais
alta possível. Os benefícios obtidos com essa estratégia são muito maiores do
que o custo. No Brasil, entretanto, muito pouca gente aluga um carro antes de
comprá-lo, dizem os representantes de concessionárias.
O jeito certo de testar
Se você se conscientizou de que carro não é um bem que se compra a cada 30
dias e se animou a alugar o modelo de seus sonhos, aproveite a oportunidade para
testá-lo de verdade. Para dar a volta no quarteirão ou rodar um ou dois
quilômetros, basta pedir ao funcionário da concessionária para fazer um test
drive. Em geral, quase ninguém sai descontente de um test drive porque repara
principalmente nas vantagens do carro que está dirigindo em relação àquele que
já está na sua garagem. É necessário mais tempo para que os eventuais defeitos
de um modelo fiquem nítidos. A presença de um vendedor que passa o tempo todo
ressaltando as qualidades do veículo no banco ao lado também contribui para
distorcer os resultados do test drive.
Ao alugar o carro, faça tudo diferente. A primeira providência é levar o
carro a um mecânico para que ele procure problemas escondidos debaixo do capô.
Se não houver nenhum defeito aparente, aproveite o resto do tempo para testar o
veículo - de preferência, junto com os demais membros da família. Verifique, por
exemplo, se o automóvel cabe em sua garagem ou não raspa na entrada de seu
prédio. Faça uma pequena viagem para verificar como o carro se comporta na
estrada - será uma boa oportunidade para testar os freios e a estabilidade em
alta velocidade. Passe por alguma estrada de terra ou esburacada para ver como
se comporta a suspensão. Analise se o banco do motorista é suficientemente
confortável mesmo após várias horas de direção. Encha o porta-malas de bagagem
apenas para saber se o espaço será suficiente em longas viagens. Durante o tempo
todo, fique atento aos ruídos do carro.
Outro ponto importante é testar o consumo de combustível. Vendedores de lojas
nunca dizem que determinado veículo gasta demais - mesmo quando ele não possui
uma versão flex e seu motor é muito potente. Então tire suas próprias
conclusões. Encha o tanque e dirija durante dezenas quilômetros. Passe em outro
posto, abasteça novamente e calcule quantos quilômetros por litro o veículo foi
capaz de rodar. Repita a operação em uma rodovia - onde, em geral, o consumo do
automóvel será bem mais baixo.
Em relação ao estado de conservação, uma série de pequenos testes podem ser
feitos pelo próprio motorista, segundo manual elaborado pela Dekra, a maior
empresa de inspeção de veículos do mundo. Teste o amortecedor balançando o carro
para baixo segurando pelo parachoque. Se, ao largá-lo, o veículo balançar duas
ou mais vezes, é sinal de que o amortecedor está em más condições. Confira o
estado dos pneus, inclusive do estepe. Desgastes irregulares nos pneus podem
indicar problemas com a suspensão. Com o carro suspenso, pressione cada roda
para dentro e para fora. Se houver folga, isso indica que o rolamento está
gasto.
Para checar o motor, reduza a velocidade bruscamente ou desça uma ladeira em
segunda marcha. A diminuição proporcional de velocidade caracteriza o bom
funcionamento do motor. Se o veículo demora para ligar, pode haver folgas no
motor. Com o carro ligado por algum tempo, verifique se a ventoinha responsável
por resfriar o motor começa a funcionar automaticamente.
Em relação ao freio, teste-o normalmente. Se houver ruído metálico, as
pastilhas estão gastas. Calibre o pneu corretamente e, ao dirigir em um lugar
plano, freie o veículo soltando as mãos da direção. Se o carro puxar para um dos
lados, há problemas no freio ou na suspensão. Se o pedal da embreagem está duro
ou folgado demais, é sinal de que a peça pode apresentar problemas.
Se houver bolhas na pintura, é sinal de ferrugem. Os locais onde a ferrugem é
mais frequente são junto às borrachas, debaixo das portas e embaixo dos
paralamas. A ferrugem pode indicar problemas de vedação ou furos no assoalho. Dê
pancadinhas com os dedos na lataria para verificar se o barulho é diferente em
algum ponto. Isso pode revelar a colocação de massa plástica. Confira também se
as portas e o capô fechados se encaixam perfeitamente. O desnível é um sinal de
que o carro foi batido.
Exija também os equipamentos de segurança obrigatórios, como extintor de
incêndio, macaco, chave de rodas e triângulo - além do cinto de segurança e do
estepe em bom estado de uso. Por último, verifique no manual do proprietário se
o dono do veículo realizou as revisões recomendadas. Esse é um indicador de que
o carro foi bem ou mal cuidado. Se após esses testes você não estiver seguro
sobre a aquisição, provavelmente é hora de procurar outro veículo para a compra.