Responda rápido: Ter concorrência é bom ou ruim? Parece simples, mas este
pergunta tem uma resposta mais complexa do que se imagina. Considerando o curto
prazo a resposta poderia ser sim, as empresas terão um mercado que precisam dos
produtos ou serviços, vão explorá-los do jeito que achar conveniente, impondo
preços a seu bel prazer e oferecendo o que julgar ser o melhor para seu
consumidor mas a médio e longo prazo sua resposta pode ser não pois certo tempo
depois, e fica difícil mensurar este tempo, o mercado consumidor ficará sedento
por um produto substituto e caso a empresa pioneira encontre um concorrente
inteligente poderá levar um golpe, que as vezes pode ser fatal.Vale lembrar o
seguinte: em tempos de fusões e aquisições o CADE, Conselho Administrativo de
Defesa Econômica, tem justamente a finalidade de orientar, fiscalizar prevenir e
apurar abusos a ordem econômica provenientes destas operações. Em resumo: o
órgão analisa se o consumidor está sendo lesado no tocante da falta de
concorrência de mercado.
Para termos um entendimento melhor, e podermos encontrar a solução da
pergunta feita inicialmente vamos dividir nossa análise em três partes como
segue abaixo:
Para a indústria, a concorrência recai sobre a ótica de custos, tanto direto
quanto indireto, pois estes vão influenciar o valor de venda de seu produto
final. Vamos imaginar duas empresas produtoras de materiais de limpeza
(sabonete, detergente, água sanitária etc) tecnicamente os processos produtivos
das duas são iguais, o que irá diferenciá-las é a técnica como produzem e com
quais materiais produzem, então porque o produto de uma é mais caro que da
outra? Ao perceber isso uma delas usará o benchmarking para tentar equiparar.
Tal ferramenta de qualidade seria impossível caso fosse a única empresa
exploradora deste mercado consumidor. Neste segmento econômico poderíamos falar
que a maior vantagem competitiva que a concorrência pode exercer é a busca
incessante pela redução de custos operacionais, na compra de produtos mais
baratos, porém com qualidade similar isso tudo para resultar no seu principal
objetivo, produzir mais, gastando menos e mantendo seu padrão de qualidade.
Para o comércio, principalmente o mercado varejista, o maior ponto de
concorrência é no marketing, pois a partir dele estas empresas terão o maior
market share, alcançaram seus consumidores trazendo para suas lojas físicas ou
virtuais. As ações promocionais sejam elas por email marketing, televisão,
rádio, folhetos, devem ser constantes e agressivas para ficar sempre na
lembrança do cliente por isso é muito comum em comerciais de televisão a
propaganda de uma rede varejista vim logo seguido de outra ou no comercial a
seguir tendo sempre o intuito de seduzir o cliente e, quem sabe, alienando visto
que chega um determinado momento o consumidor já não é mais capaz de identificar
qual empresa está fazendo a promoção tamanha sua agressividade. Note que neste
segmento a competitividade se dá no seu relacionamento com fornecedor, quanto
mais barato for o lote de compra maior será sua condição na composição do preço
final e por fim sua lucratividade e também com as financeiras para ter uma
condição de parcelamento adequado com a classe econômica atingida.
Para as prestadoras de serviços, o foco é a qualidade nos serviços prestados
x valores cobrados por estes. Acredito que este é o mercado mais agressivo para
se competir, pois tratar de qualidade em serviços é bem complicado. Salvador é
uma cidade que faz Sol quase todo o ano, logo a praia fica extremamente
disputada por barraqueiros e vendedores ambulantes. Então como eles vão ganhar a
atenção e, porque não, gratidão do cliente? O que faz uma barraca de praia ou
vendedor ambulante ganhar este embate é justamente como trata o cliente. Um
exemplo: Uma determinada barraca de praia oferece som com DJ fazendo o ambiente
animado para conversar com os amigos, conhecer pessoas e paquerar, mas a barraca
vizinha não oferece o DJ, mas tem uma oferta maior de garçons logo não precisará
implorar para trazerem uma bebida ou tira gosto, ponto negativo da primeira
barraca supracitada. Conforme mencionei no inicio deste parágrafo, falar de
qualidade em serviços é complicado, logo, deixaremos para outra oportunidade,
mas pode-se afirmar que deve ser um processo continuo, focando sempre o cliente
que é a razão da existência destas empresas ou pessoas prestadoras de serviços.
No exemplo que citei acima, das barracas de praia, uma barraca de menor porte, e
por conseqüência menor custo, vai se instalar ao lado de uma das barracas
maiores e suprir a necessidade dos praieiros, musica eletrônica ou ao vivo e
quantidade de garçons suficiente para todos trazendo por conseqüência a
satisfação. Deixo claro que além de garçons e música, os barraqueiros devem
estar atentos a outros pontos fortes: qualidade da comida, preços, layout e isso
com certeza chamam a atenção dos clientes. Da mesma forma, os ambulantes têm a
mesma concorrência: tem que ser alegres, sorridentes, aliar custo x qualidade x
preço.
Por fim, o mais importante disso tudo é que uma empresa precisará de uma
concorrente para estar aprimorando seus produtos e/ou serviços de forma
constante e inovadora saindo de sua zona de conforto e buscando novos meios de
produção mais econômico, meios de comunicação com clientes mais eficazes na
atuação do marketing e estar sempre aprimorado a qualidade focando sempre no
consumidor. É importante também ressaltar que as empresas devem estar atentas ao
mercado concorrente e buscando criar seu oceano de oportunidades deixando um
pouco o ambiente de competitividades criado junto com seus concorrentes diretos
e indiretos. A concorrência faz com que o mercado torne-se sustentável e dure
por um bom tempo.